SIMONÉSIA (MG) - A maior reserva particular do patrimônio natural da região, RPPN Sossego do Muriqui, continua recebendo importantes visitas e o reforço de colaboradores no projeto de preservação encabeçado pela Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA) em parceria com a Mineração Curimbaba.
Em 18 de janeiro de 2007, a Mineração Curimbaba comprou uma reserva de mata bastante preservada de 339.48,02 hectares a pedido de grupos de estudos científicos e ambientais. Ela está localizada ao sul da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Mata do Sossego, que pertence à Fundação Biodiversitas. Em 19 de setembro de 2018, a Curimbaba criou a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN – Sossego do Muriqui que a partir dessa data, garantiu a preservação desse santuário do Muriqui. É uma ação concreta da empresa em prol da conservação do meio ambiente por inteiro.
Desde então, ações de preservação da área e de educação ambiental estão sendo desenvolvidas na parceria entre AMA e Mineração Curimbaba Leste. O presidente da AMA, Eduardo Bazém, acompanhado dos ambientalistas Amarildo José, Leandro Belga e Theo Ferreira levaram a dinamarquesa radicada no Brasil, artista e conservacionista Birgitte Tümmler para conhecer a reserva.
“Tive o privilégio de conhecer o trabalho de muita paixão que eles dedicam para o local, para a RPPN que foi criada, e que mantém quase 340 hectares de área para a preservação da espécie e todas as outras que dependem das matas. A RPPN está cada dia mais estruturada, contando com algumas câmeras trap de monitoramento e com uma base para estadia de pesquisadores. A ideia agora, é obter apoio para construir uma bela base dentro da própria RPPN”, avaliou Birgitte Tümmler.
A conservacionista é conhecida pelos desenhos feitos também com caneta esferográfica e presentou Eduardo Bazém uma reprodução do Muriqui-do-norte. “Foi um dia extraordinário. Conheci uma RPPN maravilhosa, com uma natureza vibrante e que precisa de mais pessoas que se engajem com essa reserva e com a preservação do muriqui-do-norte e todas as espécies abrigadas nessa área. Que venham mais apoiadores”, ressaltou.
A RPPN Sossego do Muriqui também recebeu a visita do vereador de Manhuaçu, Inspetor Juninho Linhares, e do Presidente do Lions Clube de Manhuaçu – Flor de Manacá – André Luís Viana. Eles visitaram a base de campo, ouviram explanações sobre o trabalho que é feito pela parceria AMA/Mineração Curimbaba e percorreram a Trilha do Pedrão, um espaço de observação singular da reserva.
“Uma grande reserva ecológica que todos devem conhecer e principalmente preservar. Fiquei realmente surpreso com o trabalho que estão desenvolvendo. É uma área muito importante de preservação que todos devem visitar. Eu tenho apoiado o trabalho da AMA e convido mais parceiros para esse projeto”, garantiu o vereador Juninho Linhares.
O Lions Clube Internacional atua em frente ligadas à preservação ambiental, especialmente através da sua fundação. “Eu fui presenteado com esse convite. Estão de parabéns todos os envolvidos com esse projeto. Foi uma experiência incrível e que mais pessoas devem vir conhecer de perto”, convidou o presidente do Lions Flor de Manacá, André Viana.
O ambientalista Eduardo Bazem, fundador da AMA, desde 1984, trabalha na preservação do muriqui. “Essa área foi adquirida espontaneamente pela Mineração Curimbaba e transformada numa reserva. Ganha nossa região e a biodiversidade do Planeta Terra. A RPPN Sossego do Muriqui abriga uma infinidade de exemplares da fauna e flora, além de ser berço de centenas de nascentes. Esse exemplo da Curimbaba poderia ser seguido por muitas empresas de nossa região. Estamos trazendo as pessoas para conhecerem e participarem. Temos muito ainda a fazer e a natureza não pode esperar”.
Carlos Henrique Cruz / Redação do Portal Caparaó