A brinquedoteca móvel é formada por dois grandes cubos sobrepostos e articulados equipados com 96 itens entre bonecas, carrinhos, livros, lápis, jogos, DVD, MP4 e TV LCD. O objetivo é contribuir para a recuperação de crianças e jovens em tratamento de saúde nos hospitais.
O equipamento é leve, tem rodas e pode ser levado para qualquer sala do hospital. A Brinquedoteca é equipada também com bandejas para que a criança no leito possa ter apoio para brincar, facilitando também a interação com os familiares que a acompanharem.
Ao todo, 120 hospitais e 112 municípios da rede Pro-Hosp e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), serão beneficiados. O projeto é desenvolvido pelo Governo de Minas em parceria com Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e iniciativa privada e poderá ser estendido para creches, escolas públicas e entidades assistenciais.
Segundo Aécio Neves, a Brinquedoteca foi criada dentro de um amplo projeto do Governo de Minas que tem por objetivo melhorar o atendimento nos hospitais públicos do Estado. Ele disse que atividades lúdicas, brincadeiras e o riso já são adotados como terapia complementar em muitos hospitais e afirmou que a Brinquedoteca poderá ajudar ainda mais no processo de cura dos jovens pacientes. De acordo com o governador, foi graças à adesão de famílias mineiras e de empresas privadas que o projeto se consolidou. Com informações e imagens da Agência Minas - 19/08/09 - 22:10