MANHUAÇU (MG) - Gestores da cultura e turismo da região da Zona da Mata estiveram na manhã desta sexta-feira (25/08) em Manhuaçu com o objetivo de colaborar na elaboração do ‘Plano Turismo Verde’ da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.
O encontro, realizado no Castelo do Café, iniciou pela manhã com a apresentação das ações de Manhuaçu relacionadas à área. Estiveram presentes: Imaculada, Prefeita de Manhuaçu; Walace Pedrosa,Prefeito de São Francisco do Glória e presidente do Circuito Turístico Pico da Bandeira; Breno Montserrat, representante da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo; e vereador Administrador Rodrigo, representando a Câmara de Manhuaçu.
A prefeita Imaculada destacou o empenho da administração no apoio em eventos culturais e turísticos, bem como ampliar o contato com os municípios para construção de força regional. “Estamos felizes em receber esse encontro, pois mostra a força da nossa cidade a nível regional também na cultura e turismo. Trabalhamos para incentivar cada vez mais essa importante área, e contamos com essa força regional para isso”, acrescentou Imaculada.
Em seguida, foi apresentado aos gestores presentes como funciona o planejamento do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Minas Gerais para o período de 2024-2031. Os trabalhos foram conduzidos pela empresa 360 turismo consultoria, contratada pelo estado para elaboração do Plano.
Manhuaçu é destaque no cenário cultural e turístico
Nos últimos dois anos, Manhuaçu recebeu as maiores notas de ICMS do Patrimônio Cultural (11,25 em 2021 e 10,80 em 2022), e nota máxima (10) no ICMS Turismo, após 6 anos sem avaliação. Em seu discurso aos presentes no evento, Daniel Vieira, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, destacou que essas conquistas mostram que Manhuaçu vem se destacando no cenário cultural. Como exemplo, citou a já consolidada Feira Artesanal, Cultural e Gastronômica em Manhuaçu e distritos, a realização de tradicionais festas dos distritos, e os novos eventos aprovados por Manhuaçu e região, como o Natal Luz e a Festa do Caminhoneiro.
“É muito importante para nós empenharmos em ações para o desenvolvimento turístico e cultural. Estamos integrados ao Circuito Turístico Pico da Bandeira para trabalharmos essa união: municípios, Estado de Minas Gerais e iniciativa privada. Assim, avançaremos para que Manhuaçu e região tenham cada vez mais destaque nessa área”, ressaltou Daniel Vieira, Secretário de Cultura e Turismo de Manhuaçu.
Outra importante ação de destaque foi o empenho no retorno das linhas comerciais entre Manhuaçu e a capital mineira de Belo Horizonte, anunciada há um mês e com previsão de início da operação em 16 de outubro.
Sobre o Plano Turismo Verde
O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, realiza a elaboração do Plano ‘Turismo Verde’. O plano tem por objetivo estabelecer estratégias e diretrizes para a política pública de turismo de Minas Gerais para os próximos 10 anos. Para construção de ações, são realizadas oficinas em todas as regiões do Estado, com os gestores de cultura e turismo, empresários e demais lideranças.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu