SANTANA DO MANHUAÇU (MG) - Na noite desta quarta-feira, dia 23 de agosto, aconteceu na Câmara Municipal de Santana do Manhuaçu, um encontro para tratar da Campanha Agosto Lilás, criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil.
A campanha nasceu com o intuito de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais.
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Alberto de Souza (Vereador Luizinho), fez a abertura oficial do evento, agradecendo a presença de todos, em especial as mulheres. E falou da importância de eventos como esse, que buscam conscientizar a população para um tema tão relevante, o qual é a violência contra as mulheres. O Presidente fez questão de lembrar os dados alarmantes de casos de violência cometidos contras as mulheres em nossa região. E ressaltou que parcerias como essas devem e precisa acontecer para se criar uma rede de proteção de combate à violência contra as mulheres.
A palestra foi conduzida pela Delegada da 6ª Delegacia Regional da Mulher em Manhuaçu, Drª. Adline Ribeiro de Mello Rodrigues, que explanou sobre o tema. Nas palavras da Delegada, o nosso país é um dos campeões de casos de violência contra as mulheres em suas diversas formas.
Essas formas de agressão são complexas, perversas, não ocorrem isoladas umas das outras e têm graves consequências para a mulher. Qualquer uma delas constitui ato de violação dos direitos humanos e deve ser denunciada.
A Delegada Dra. Adlilne, expôs alguns tipos de violências mais cometidos contra as mulheres: violência física, violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial, violência moral.
Fizeram o uso da palavra o Prefeito Paulinho Chicó, que falou sobre a importância de se debater temas como esse de enfrentamento a violência contra a mulher, ainda mais com a crescente onda de violências que tem acontecido em nossa cidade e região. Durante sua fala, o Cabo da Polícia Militar Leandro de Paula, reforçou o total apoio da Polícia Militar para combater qualquer tipo de violência contra as mulheres em nosso Município. O PM ressaltou que a Polícia está preparada para receber denúncias e informações de casos de violência contra as mulheres.
O evento ainda contou com a participação do Vereador Cleiton Oliveira, Presidente do Conselho Tutelar Jaquelliny Freitas, Secretária Municipal de Assistência Social Érica Barros, Psicóloga do CRAS Priscila Laviola e as representantes da Agência da CRESOL em Santana do Manhuaçu.
A Central de Atendimento à Mulher é um serviço criado para o combate à violência contra a mulher e oferece três tipos de atendimento: registros de denúncias, orientações para vítimas de violência e informações sobre leis e campanhas.
Não se cale, denuncie. Ligue 180 ou 190.
*Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Santana do Manhuaçu