SANTANA DO MANHUAÇU (MG) - O Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2023 da Forania de Manhuaçu será realizado no domingo, 22/10, em Santana do Manhuaçu, na Paróquia Sant’Ana, a partir de 13 horas. A expectativa é contar com a presença de jovens de todas as comunidades das 11 paróquias que compõem a Forania de Manhuaçu.
O Dia Nacional da Juventude, historicamente, propõe temas relevantes e atuais para trabalho nos grupos de jovens. O DNJ é um dia comemorativo, dedicado aos jovens, mas que conta com a participação de pessoas de todas as idades, para celebrar a vida e refletir sobre ela.
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Era evidente que a juventude precisava se mobilizar e construir espaços de participação, para pensar e compensar uma nova sociedade. Todos os anos organizam-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhos com grupos.
Atualmente, a forania de Manhuaçu é composta por 11 paróquias: Bom Pastor, São José e São Lourenço (Manhuaçu); Bom Jesus (Manhumirim); Nossa Senhora da Conceição (Alto Jequitibá); Nossa Senhora Mãe dos Homens (Martins Soares); Santa’Ana (Santana do Manhuaçu); São João Batista (Reduto); São Luís Gonzaga (Luisburgo); São Sebastião (Durandé) e São Simão (Simonesia), tendo o vigário de São Lourenço, Padre Rafael Henrique (SDN) como responsável pelo setor juventude.
TEMA
O Dia Nacional da Juventude, o DNJ, será celebrado no próximo dia 29 de outubro e você já pode conferir o cartaz e o subsídio para preparar esse momento importante para os jovens de todo o país. Como habitual, o DNJ vem para aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do ano, que em 2023 abordou a chaga da fome. O lema desta edição do DNJ é “E todos ficaram saciados” (Lc 9,17).
Para dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, o DNJ é uma celebração da festa das juventudes católica brasileira que pode impulsionar ações de transformação da realidade, sobretudo da fome que fere o corpo e a dignidade das pessoas.
“Como seguidores de Jesus, atentos aos seus ensinamentos e gestos, não podemos ficar indiferentes à realidade que nos rodeiam e que impede muitos de nossos irmãos e irmãs a viverem o projeto que Deus sonhou para suas vidas”, explica o bispo.
Acompanhe as atualizações e informações do Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2023 na Forania de Manhuaçu pelo instagram @dnj_foraniamcu