MANHUAÇU (MG) - Como resultado de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Prefeitura de Manhuaçu deu início a uma campanha para castração de cadelas e gatas.
O TAC, celebrado entre a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Manhuaçu e o município, tem como objeto a implantação e promoção de políticas públicas de controle populacional de cães e gatos não domiciliados.
Além da implantação de serviço de atendimento médico veterinário capaz de atender castrações cirúrgicas mensais e gratuitas, o TAC prevê a adequação do Centro de Acolhida de Animais, tratamento e proteção dos animais recolhidos, bem como a promoção de campanhas de adoção responsável.
Segundo o promotor de Justiça Guilherme de Castro Germano, que acompanha o cumprimento do TAC, o município já conta com atendimento na Clínica Veterinária Municipal, estão sendo realizados ajustes no canil do município, que também já tem um castramóvel em processo de aquisição.
Para a campanha, foram contratados um castramóvel e uma clínica veterinária particular. A operação contará com duas frentes de trabalho: uma na sede de Manhuaçu, com a estrutura física da clínica veterinária contratada, e o castramóvel que atenderá os distritos. A previsão é que sejam realizadas 840 castrações, com foco em animais em situação de vulnerabilidade nas ruas ou que os tutores não tenham condição financeira de pagar pelo procedimento.