Portal Caparaó - Biochar: Cafeicultores de São João do Manhuaçu conhecem a fábrica da NetZero
Geral

Biochar: Cafeicultores de São João do Manhuaçu conhecem a fábrica da NetZero

07/09/2023 - Atualizado em 07/09/2023 10h57

LAJINHA (MG) - Cafeicultores e representantes da Prefeitura de São João do Manhuaçu, liderados pelo prefeito Sérgio Lúcio Camilo, visitaram as instalações da planta da fábrica da NetZero, em Lajinha.

Durante a visita, o grupo foi acompanhado pelo Cofundador e Presidente NetZero Brasil Pedro Figueiredo que apresentou as instalações da usina, discutiu novas oportunidades e fortaleceu parcerias para um futuro mais sustentável com o município de São João do Manhuaçu.

A fábrica em Lajinha foi construída numa parceria com a cooperativa Coocafé. Na unidade, os produtores de São João do Manhuaçu conheceram o biochar, produzido a partir da palha do café.

Na Usina da NetZero os resíduos são processados em altas temperaturas na ausência de oxigênio e transformados no biochar, assim se tornam poderoso condicionador para o solo capaz de melhorar a retenção de água e nutrientes através de uma aplicação única com efeitos de longa duração.

Rico em carbono, após passar pelo processo de pirólise, o biochar pode reduzir o uso de fertilizantes. A tecnologia é um imperativo tanto climático, quanto econômico para as culturas de café, que cada vez mais buscam a sustentabilidade.

Além da usina, o grupo conheceu uma área de cultivo com a aplicação do biochar em culturas como milho e café, demonstrando o resultado prático da tecnológica.

A visita na fábrica da NetZero foi a segunda etapa de uma mobilização que começou em agosto, quando o prefeito Sérgio Camilo recebeu cafeicultores e representantes da empresa em uma reunião em São João do Manhuaçu.

A expectativa é firmar uma nossa parceria promissora com o município de São João do Manhuaçu levando os benefícios transformadores do Biochar para a indústria cafeeira e o meio ambiente.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.