MANHUAÇU (MG) - O Reitor do IF Sudeste de Minas Gerais, André Diniz de Oliveira, acompanhado do diretor do Campus IF Manhuaçu, José Geraldo Soares, participou da reunião da 17ª Sessão Ordinária, da Câmara de Vereadores, realizada na noite desta quinta-feira, 21. Sob a presidência do vereador, Gilson Cesar, a reunião foi bastante participativa, com debates importantes sobre projetos benéficos à comunidade.
A participação do Reitor do IF Sudeste teve como objetivo conhecer os integrantes do Poder Legislativo de Manhuaçu e, ao mesmo tempo agradecer pelo empenho dos vereadores, que votaram na reunião do dia 15 de junho, o projeto do Poder Executivo n.º44\2023, que prorroga de três para 15 anos o prazo, para a realização de obras no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Manhuaçu. A extensão do prazo é necessária, para comportar as construções de novas instalações do instituto. A prorrogação do prazo se torna importante, para que possam ser canalizados recursos, projetos e levantar a demanda da região, para a expansão de cursos.
Durante sua fala na Tribuna, o Reitor do IF Sudeste, André Diniz disse de sua alegria em estar na cidade, com o objetivo de agradecer o esforço de todos e, assim buscar novas projeções para o Campus Manhuaçu. Ele explicou que, o projeto de expansão do Instituto Federal Sudeste tem desenvolvido ao longo dos anos, sobretudo, a interiorização das escolas técnicas e, isso pode ser considerado uma grande revolução na ampliação do ensino. Recentemente, os cursos do IF Sudeste Campus Manhuaçu receberam Nota 5 na avaliação do MEC. Esse resultado representa a dedicação do diretor do IF de Manhuaçu, José Gerado Soares, professores e os alunos, que a cada dia estão vislumbrando uma nova oportunidade.
Terreno adquirido em 2013 será utilizado agora
De acordo com André Diniz de Oliveira, até o final do ano, a intervenção começa no terreno a ser preparado para as benfeitorias (obras), desenvolver as ações relativas projeto, e aos cursos oferecidos. “Essa área será uma possibilidade muito grande para expansão do Campus, que poderá ofertar outros cursos. O que vocês fizeram foi um bem para a sociedade, aos jovens que buscam qualificação e, para nós a condição de expandirmos mais”, disse André Diniz. Segundo o diretor do Campus Manhuaçu, José Geraldo Soares, uma comissão já está trabalhando os projetos a serem executados na área.
O terreno onde seria construído o Campus IF Sudeste de Minas Gerais se arrasta e, nunca é possível escrever o último capítulo, que começou em fevereiro de 2013, quando o prefeito à época desapropriou uma área, que faz confrontações pela frente com o trecho do km 49 da BR 262 e pela lateral direita com a estrada vicinal do Córrego do Manhuaçuzinho. A área de 8 alqueires fica na entrada de Manhuaçuzinho, em frente à antiga Copareal, em Realeza. À época, cada alqueire do terreno foi avaliado em 90 mil reais, totalizando um investimento de 720 mil reais na compra da área desapropriada. Mas, com o passar do tempo e escassez de recursos, para não perder tanto tempo para a implantação de alguns cursos, o Campus foi instalado no antigo espaço do DNIT
A implantação e a edificação do IF Campus em Manhuaçu, diversos cursos seriam oferecidos à população do município e de toda região, por exemplo: a) ensino médio (integrado, agroindústria, agropecuária, turismo, etc); b) educação profissional de nível técnico (enfermagem, informática, meio ambiente, segurança do trabalho, agroindústria, química, etc); c) ensino superior (graduação em administração, engenharia agronômica, licenciatura em ciências biológicas, nutrição, tecnologia em gestão de turismo, etc). Mas até agora, os cursos são específicos para a área de Sistema de Informatização e Cafeicultura. Espera-se que agora, todos os cursos venham a ser implantados e, que haja procura maciça por parte dos jovens da região.
Para André Diniz, a extensão do prazo será fundamental para acelerar o processo de construção. Segundo ele, as obras que estão sendo desenvolvidas no Campus Manhuaçu giram em torno de R$ 5.500.000,00 e, recentemente receberam 50 vagas de docentes. Tudo isso está sendo possível, devido ao resultado do ensino e, o trabalho do diretor José Geraldo. Atualmente são mais de 200 alunos, mas muitos deixam de estudar no IF Sudeste Manhuaçu, devido à falta de transporte para os estudantes.
Eduardo Satil / Cidade Total