Portal Caparaó - Atleta de Manhuaçu conquista nacional de jiu-jitsu na Suécia pela segunda vez
Esportes

Atleta de Manhuaçu conquista nacional de jiu-jitsu na Suécia pela segunda vez

27/09/2023 - Atualizado em 27/09/2023 14h41

MANHUAÇU (MG) - A manhuaçuense Livia Rhodes, de 22 anos, foi bicampeã do Svenska Mästerskapen, campeonato de Jiu-Jitsu da Suécia disputado em Malmö, no sul do país, no último fim de semana. Ela também venceu em 2022, quando foi a única estrangeira a ganhar o torneio. A competição terminou no último fim de semana.

“O Nacional é o campeonato de jiu jitsu mais importante da Suécia e ser uma pessoa de Manhuaçu, que ganhou o título pela segunda vez, podendo representar a cidade e a minha equipe aqui no país é muito importante pra mim. Isso mostra que estou no caminho certo, que sempre fiz bem em acreditar no meu potencial e nos meus sonhos porque não é fácil estar do outro lado do mundo, não foi fácil chegar aqui e me deixa muito feliz saber que eu vim de tão longe pra conquistar tanta coisa e que as pessoas estão conhecendo o nome de Manhuaçu através de mim” destacou Lívia Rhodes.

Por não ter a categoria em que disputa, que é a meio-pesado (até 74kg), Lívia subiu duas categorias para disputar a competição. Faixa marrom, esteve na categoria super pesado, que é acima de 79kg, sem limite de peso.

Ela enfrentou a sueca Magdalena Georgiadou, de 35 anos, e venceu finalizando com um estrangulamento. A luta durou 4 minutos e 55 segundos. Na decisão, Lívia lutou contra a também sueca Scarlett Anstiss Liljefors, de 32 anos, faixa preta na modalidade, e venceu por decisão dos árbitros.

“Na segunda luta, eu recebi uma pontuação quando a luta acabou, ficou empatado e eu sabia que ia ganhar por conta da decisão do árbitro e foi o que aconteceu. Ganhei a final de uma faixa preta que é vice-campeã mundial, campeã europeia, tem vários títulos ao redor do mundo, extremamente bem ranqueada, e me tornei campeã nacional de jiu-jitsu pela segunda vez” comemorou Lívia.

Em 2022, Lívia foi a única estrangeira a vencer no torneio. Neste ano, o também brasileiro Lucas Rodrigues, de 25 anos, venceu na categoria peso pena (até 70kg). Na final, lutou contra o sueco Kalle Ergon Malm e venceu por finalização, numa luta que durou 19 segundos.

João Vitor Nunes / Redação ge Vales de Minas

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.