MANHUAÇU (MG) - Em audiência pública realizada na Câmara Municipal na tarde desta sexta-feira (29/09), a prefeitura de Manhuaçu apresentou sua prestação de contas referente ao segundo quadrimestre deste ano. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas do poder legislativo, Cléber Benfica (PP), pela vereadora Rose Mary (PDT), primeira secretária da mesa diretora, e por Juninho Enfermeiro (PSC), segundo secretário.
A reunião contou com as exposições da secretária municipal de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, do contador da Amadeus Consultoria, Gentil Alves Barbosa Filho, e do secretário municipal da Fazenda, Magno Marçal. Também participaram da audiência a contadora Nilcátia Caires e servidores do departamento jurídico e contábil da câmara.
Após a abertura da sessão, Cléber Benfica passou a palavra para a secretária de Saúde. Ana Lígia apresentou um panorama dos atendimentos e serviços prestados pela pasta no segundo quadrimestre (maio, junho, julho e agosto) deste ano. Ela abordou dados sobre os procedimentos cirúrgicos realizados no município, a produção da atenção primária, os atendimentos odontológicos, o funcionamento das farmácias municipais e os exames laboratoriais.
Ana Lígia aproveitou para anunciar duas novidades nos serviços prestados pela secretaria de Saúde. O primeiro é que a prefeitura passará a oferecer uma casa de apoio em Belo Horizonte para pacientes que precisarem se tratar na capital. Além de hospedagem, eles terão direito a alimentação. Uma licitação será feita para o oferecimento do serviço. Outra novidade é a implantação do Projeto Miguilim em Manhuaçu, que oferecerá atendimento oftalmológico para estudantes das escolas públicas do município.
Após a prestação de contas da secretaria de Saúde, o contador da Amadeus Consultoria, Gentil Alves Barbosa Filho, e o secretário municipal da Fazenda, Magno Marçal, apresentaram os quadros da evolução das receitas e despesas do município. Barbosa Filho tocou em pontos como o equilíbrio fiscal, as metas fiscais e os cumprimentos dos índices de investimento.
Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhuaçu