MANHUAÇU (MG) - Mesmo debaixo de chuva, moradores de Manhuaçu participaram, neste domingo (1º), da eleição unificada para a escolha dos conselheiros tutelares. A votação aconteceu na Escola Estadual Monsenhor Gonzalez, no horário de 8h às 17hs.
Os novos conselheiros tutelares são: Adão Juvenato - 167 votos; Rogéria Afonso - 247 votos; Nilma Silva - 156 votos; Maria Aparecida Alves - 149 votos (reeleita); Vanilda Mendes - 159 votos (reeleita).
Os demais candidatos receberam a seguinte votação: Alisson Venâncio - 104 votos; Ana Carolina - 92 votos; Ilda Elina - 44 votos; Ilda Auxiliadora - 99 votos; Inês Maria - 16 votos; Loren Barreto - 49 votos; Luciana Machado - 60 votos; Maria Inês dos Santos - 65 votos; Michele Sotero - 62 votos; Stephanie Rosa - 19 votos e Verônica Fagundes - 43 votos.
Os mesários e a população sofreram com algumas restrições, sobretudo, o local oferecido para a votação, a demora nas filas fez muitos desistirem de votar. Para viabilizar a votação, a equipe improvisou urnas usando caixa de papelão, pois não conseguiu empréstimo da urna de lona da Justiça Eleitoral para os votantes depositarem os votos.
Durante todo o dia, pessoas de faixas etárias variadas participaram do processo de escolha dos novos conselheiros tutelares de Manhuaçu. A presença da população é uma demonstração, de que é preciso mudança de conceito, ação e aproximação dos conselheiros junto à comunidade. Por outro lado, a sociedade está entendendo que participar da escolha democrática, torna-se fundamental para a transformação da sociedade.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria da Conceição Almeida Machado, a participação surpreendeu a comissão organizadora. Segundo ela, a experiência do sucesso traz uma responsabilidade ainda maior dos que foram eleitos/reeleitos, para trabalharem em prol dos direitos da criança e do adolescente. “Estou feliz com a participação das pessoas, que vieram votar. É um trabalho pesado, difícil e, a demanda aumenta cada dia. Precisamos dar apoio para a caminhada dos conselheiros”, pontua Maria da Conceição.
Todo o processo eleitoral foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus Mariano Marques, a Secretária Executiva do CMDCA, Ana Paula Leite Moreira Sather, além dos membros da comissão apuradora, Maria de Fátima Mayrinck e Adriana Castro (Educação), Raianny Pacheco (Secretaria Saúde), Natália (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social), além da comissão organizadora formada por Maria da Conceição Almeida, Rayanne Pacheco Natália e Jane. Integraram as quatro mesas apuradoras, Ana Paula, Rayanne e Maria de Fátima; Jordanna, Alex e Davi; Vera, José Eduardo, João Pedro e Flávio, Gregory e Jane.
A lista com os nomes dos eleitos será publicada no Diário Oficial de terça-feira, 03.
Eduardo Satil / Cidade Total