Portal Caparaó - Encontro reúne maçons de 16 Lojas em Simonésia
Geral

Encontro reúne maçons de 16 Lojas em Simonésia

27/08/2009 - Atualizado em 29/08/2009 09h56

A cidade de Simonésia recebeu mais de 150 membros das Lojas Maçônicas da região do Caparaó durante o 12º Encontro dos Maçons, realizado na noite de sábado, 22. O evento marcou ainda os 27 anos da Loja Maçônica União de Simonésia, teve homenagens e uma palestra com o eminente Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil em Minas Gerais Eduardo Teixeira de Resende.

A Maçonaria é uma ordem movida por propósitos que vão além das paredes dos templos, conforme comprova sua história em mais de cem anos na região. Ela teve importante participação em grandes eventos que marcaram a trajetória da humanidade, tais como a Revolução Francesa, a Inconfidência Mineira, a Proclamação da República e a Abolição da Escravatura. Atualmente, a Maçonaria na região realiza projetos sociais de auxílio a hospitais, creches, asilos e entidades assistenciais.

Presidido pelo Venerável da Loja Maçônica União de Simonésia, o Encontro Regional contou com a participação de membros das Lojas Maçônicas Agostinho de Souza Lima – Durandé; Arte e Virtude – Lajinha; Tríplice Aliança – Manhuaçu; Fraternidade Caianense – Caiana; Fraternidade Prudência e Luz – Espera Feliz; Fraternidade Regional 33 – Manhuaçu; Liberdade e Fraternidade III – Conceição de Ipanema; Libertas Quae Será Tamem – Ipanema; União de Manhuaçu – Manhuaçu; Propter Humanitatem – Manhumirim; Renascimento e Justiça – Manhuaçu; Renúncia e Pureza – Alto Jequitibá; São João – São João do Manhuaçu; Verdadeira Caridade – Carangola e União Liberdade e Justiça – Manhuaçu.

VEJA AS FOTOS

Além de promover a comemoração do Dia do Maçom, comemorado em 20 de agosto, a Maçonaria Regional presta homenagens aos Irmãos que se destacaram durante o ano em suas Lojas.

A Maçonaria, através de seu poder central, e a pedido de suas Lojas, também homenageia os Irmãos quando completam 25 e 35 anos de atividades maçônicas e trabalhos prestados em prol da Maçonaria. As Lojas Maçônicas União de Simonésia, Renuncia e Pureza, de Alto Jequitibá, e Propter Humanitaten de Manhumirim entregaram os Títulos de Beneméritos e da Estrela da Distinção Maçônica. O Grão-Mestre Adjunto do GOB-MG Eduardo Teixeira de Resende conduziu a homenagem.

Um momento emocionante foi a homenagem póstuma ao maçom René Emerick Barbosa, que faleceu subitamente no início de julho, em Lajinha.

PALESTRA

O Grão-Mestre Adjunto do GOB-MG Eduardo Teixeira de Resende ministrou uma palestra aos participantes do Encontro Regional em Simonésia sobre a proposta da Maçonaria sobre a estrutura democrática republicana existente no Brasil. “A democracia visa sempre a participação cidadã. Estamos observando que o nosso povo não faz mais valer a sua vontade. Ele está acovardado frente a supremacia de um poder econômico dominante. Esse poder econômico influencia numa política a ponto da eleição se transformar só numa indicação. A Maçonaria, como sempre teve um papel forte na história do desenvolvimento dos seus princípios democráticos, pode e deve contribuir através do trabalho cidadão dos maçons nas suas comunidades. Começamos a corrigir isso a partir de cada comunidade”, afirmou.

No encerramento, o Venerável da Loja Maçônica União de Simonésia, Paulo Roberto Marinho agradeceu a expressiva participação no encontro. “Esta Loja realmente se sente orgulhosa em poder receber nesta ocasião, as tão honrosas presenças, esse expressivo número de Irmãos e visitantes. Durante o ano em nossas reuniões, procuremos elevar os nossos espíritos, fortalecendo nossas forças junto ao nosso Criador. Procuremos também levar aos nossos familiares muito amor, aos nossos amigos, muito carinho, e muito alento aos mais necessitados. Muito obrigado pela presença de vocês”.

No evento, também foi definida a próxima cidade a sediar o encontro. Em 2010, a comemoração será na Loja Maçônica Propter Humanitaten, em Manhumirim.

Carlos Henrique Cruz - 18:05 - 27/08/09 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.