MANHUAÇU (MG) - Centenas de produtores rurais de várias comunidades de Manhuaçu participaram da Festa da Colheita no sábado, dia 30 de setembro, realizada no Córrego Palmeirinha, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente e a Emater, em parceria com as associações Comunitária e de Mulheres. A realização contou ainda com o apoio do Sicoob Credilivre, Cooxupé e Sema.
O movimento na comunidade começou bem cedo com um almoço oferecido aos participantes na propriedade da família Titos. Na sequência foi celebrada uma missa de ação de graças na centenária igreja de São Barnabé.
A Festa da Colheita de Palmerinha reuniu também várias empresas do setor cafeeiro que realizaram exposição de maquinário agrícola, ofereceram melhores possibilidades de créditos ao produtor e celebraram o encerramento da temporada 2023 dos dias de campo. “Esse ano realizamos 10 dias de campo em várias regiões do município e todos os parceiros que estavam presentes na Festa da Colheita estiveram conosco nessa caminhada. Esse grande evento de Palmerinha marcou o encerramento de ciclo também, propiciou uma grande oportunidade de confraternização entre nossos parceiros, que aproveitaram o momento para realizar bons negócios e fechar com chave de ouro essa temporada de grande conhecimento e possibilidades para o homem do campo” – destacou Sandro Tavares, secretário de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente
A prefeita Imaculada, o vice-prefeito Nailton Heringer e secretários do governo estiveram presentes no evento. A chefe do executivo destacou os investimentos no setor. “Temos trabalhado muito para melhorar a vida das pessoas que residem nas comunidades rurais. Quero agradecer o empenho dos servidores da secretaria de Obras pelas importantes intervenções nas estradas rurais, que garantem o melhor escoamento da produção. Agradecer a Secretaria de Saúde que está presente nesse evento e levando seu serviço no dia a dia para essas comunidades e também a todas as pastas que colaboram para garantir o sucesso da nossa economia que é tão forte por causa da cadeia cafeeira” – disse a prefeita.
O ponto alto do evento começou às 16h e a estrutura de tendas montada pela prefeitura de Manhuaçu abrigou um grande público para acompanhar a palestra do renomado Engenheiro agrônomo, professor e apresentador do canal “No Pé do Café” Gustavo Rennó. Unanimidade entre os produtores, o palestrante deslocou do Sul de Minas para compartilhar seus conhecimentos com os agricultores presentes. “Sei que aqui são produzidos alguns dos melhores cafés do país, me sinto muito honrado por ter sido convidado para dividir minha experiência com esses produtores tão dedicados e tão atentos às novidades do setor” – informou Rennó.
Garota do Café
A Festa da Colheita começou bem cedo e invadiu a noite com outras atrações. Uma delas foi o desfile que escolheu a garota do Café 2023. Um corpo de juradas teve a difícil missão de escolher entre 10 belas jovens, aquela que vai representar a comunidade. Entre as responsáveis pela escolha estava a vereadora Mariley do Carmo, que também colaborou na organização da Festa da Colheita. “É uma responsabilidade muito grande decidir entre meninas tão belas, aquela que vai representar a comunidade durante os eventos do setor que estão previstos ainda para esse ano e para o próximo ano. O desfile foi muito aguardado pelas famílias que compareceram e torceram muito. Na verdade, essa é mais uma atração de uma festa que é completa e mobiliza toda a comunidade” – acrescentou.
A grande vencedora desse ano é a jovem Amanda Rafaela Figueiredo Diniz. Segundo as juradas, a jovem teve o melhor desempenho nos quesitos simpatia, simplicidade e beleza. Amanda recebeu a faixa das mãos da jovem Ana Caroline Oliveira Tito, campeã do concurso em 2022.
Para fechar a noite de Festa da Colheita, o show do Nilsinho do Forró embalou o público ao som de grandes sucessos da música sertaneja.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu