MANHUAÇU (MG) - Através da Aliança internacional das Mulheres do Café - IWCA Brasil, as produtoras de café da Associação de Mulheres da Região das Matas de Minas e Caparaó (AMUC) tiveram oportunidade de participar da segunda edição do projeto “Viagens às Origens”.
A iniciativa trouxe produtores familiares do Campo das Vertentes para conhecer e conectar com produtores familiares das Matas de Minas. Eles são participantes também do projeto afro-descendentes, liderado por Phyllis Johnson, que integra a IWCA Global e CEO da BD imports.
Dezesseis importantes importadores dos Estados Unidos da empresa BD Imports, apoiados pela exportadora Apará Cafés Especiais, da cidade de Santo Antônio do Amparo, puderam visitar as propriedades que já fazem negócio comercial com a BD. O programa abriu novas oportunidades para produtoras da região das Matas de Minas e Caparaó.
A Amuc esteve presente com 20 amostras de café, que foram provadas na cidade de Viçosa por estes compradores e também por produtores.
“A abertura de novos mercados e a divulgação dos cafés da nossa região é muito importante. Acredito que é uma nova oportunidade que está nascendo nessa parceria”, destaca a diretora da Amuc, Dulcinéia Prado, que ficou responsável em acompanhar as provas dos cafés das produtoras.
O Instituto Federal Sudeste de Minas – Campus de Manhuaçu - foi apoio para diversas discussões, reuniões e palestra sobre o mercado atual e a responsabilidade social que está atrelada às importadoras.
Participaram da visita, a Presidente da IWCA Brasil Miriam Aguiar, a vice-presidente da Amuc e diretora de Relações Internas da IWCA Brasil, Dulcinéia Prado, Josiane Cotrim e Julênia Lopes sócias fundadoras da IWCA Brasil no Brasil, o diretor do Instituto Federal Campus Manhuaçu José Geraldo e Tâmara Esteves representando os alunos do Instituto e mobilizadora da marca Região das Matas de Minas, além do presidente do Conselho de Entidades das Matas de Minas Sérgio Cotrim D’Alessandro.
A AMUC destaca a importância de mostrar os bons cafés da região, através destas parcerias, bem como as tendências do mercado que neste momento tem como objetivo a produção sustentável, com responsabilidade social e a diversidade. É muito importante o comprador conhecer as origens desses cafés, sob o comando de uma cafeicultura familiar e o crescimento das lideranças femininas.