Portal Caparaó - ONG Pró Rio Manhuaçu estabelece parceria com empresas privadas
Geral

ONG Pró Rio Manhuaçu estabelece parceria com empresas privadas

06/10/2023 - Atualizado em 07/10/2023 07h35

MANHUAÇU (MG) - Recentemente, a ONG Pro Rio Manhuaçu deu mais um passo importante na sua história, em defesa do meio ambiente. Em busca de parceiros, para auxiliar no trabalho desenvolvido há vários anos na RPPN Irmã Sheila, que fica próxima ao Trevo do Cafeicultor, mais dois parceiros abraçaram a causa, para as ações de proteção e revegetação nos 14 alqueires de terra, sob a responsabilidade da ONG, que tem desdobrado a fim de evitar que seja destruída. Para a manutenção, a diretoria tem promovido campanha, no sentido de motivar as pessoas a participarem de todas as ações, no trabalho intenso desenvolvido e, sempre atenta a qualquer situação que venha atingir a reserva. As novas parcerias com a ONG vão mostrar como somar forças e, como pode fazer uma grande diferença, bem como para trabalhar os projetos necessários.

O Secretário Executivo da ONG Pro Rio Manhuaçu, Keller Filgueiras explica que, o objetivo é reflorestar toda a área e proteger três nascentes existentes no local. Através das parcerias, os projetos poderão ser trabalhados, pois, a ONG não disponibiliza de recursos financeiros e, por meio de parceria com as empresas privadas, para investirem na preservação ambiental, projetos importantes podem ser alavancados. A ONG fortalece o nome das empresas, que passam a colaborar efetivamente e, as empresas serão vinculadas a questão ambiental muito forte, sobretudo, em se tratando do aquecimento global e o desmatamento.

O plantio de mudas da Mata Atlântica é uma forma de conservar as matas nativas, depois de muita destruição ao meio ambiente. Para manter a área bem cuidada, há gastos com funcionários, insumos, mudas, produtos e equipamentos. Por exemplo, uma muda desde o plantio até o tamanho ideal, para o desenvolvimento leva em torno de três anos.

Parceiros do Meio Ambiente

Hoje existente um trabalho e atrair novos sócios, para doarem uma quantia na conta de água, além da campanha “Plantei uma Árvore na RPPN Irmã Sheila”, em que a pessoa compra um selo ou quantos quiserem, para manter a revegetação e proteção da área. A ONG tem planos para os empresários, em três modalidades: Pau Brasil (plantio anual de 1500 mudas), Cedro (plantio anual de 1000 mudas) e Jacarandá (plantio anual de 500 mudas), com valores e benefícios para as empresas explorarem o marketing da parceria estabelecida.

A Elominas, através de Ronan Carneiro foi a primeira parceira da ONG, desde o início das atividades do projeto na RPPN, e continua com o mesmo propósito de alavancar novos projetos. Agora, a Ipiranga Distribuição (Laurentino Xavier e José Carlos) assinou um contrato de 36 meses, para a manutenção e plantio de mudas nesse período. A ONG ficará responsável a cuidar das mudas, na área de 14 alqueires de terra. Com a parceria será possível aumentar a capacidade operacional, para abranger mais ações. “Para cuidar dessa área foi feito um contrato por um período de 10 anos, com a Fundação Rodolfo Henriques, para revegetar toda a área. Me sinto feliz, pois, já promovemos o reflorestamento na comunidade São Francisco de Assis e, ao olhar em sentido ao bairro Bom Jardim é possível ver a RPPN Irmã Sheila. As duas matas são frutos do nosso trabalho”, destaca Keller Filgueiras.

Para o Secretário Administrativo da ONG, Roberto David, as parcerias são extremamente importantes, porque possibilitam avançar no projeto de revegetação da RPPN Irmã Sheila. ” Essas parcerias vão proporcionar uma melhor qualidade de vida à população de Manhuaçu, além de inspirar as pessoas, empresas, órgãos e instituições a se juntarem a ONG Pro Rio Manhuaçu”, ressalta Roberto David.

Eduardo Satil / Cidade Total

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.