DIVINO (MG) - “O Sistema Faemg Senar mudou minha vida”. O depoimento é de Mayco Lima, ex-aluno do Senar Minas que deixou Macaé, no Rio de Janeiro, rumo a Divino, na Zona da Mata de Minas, há cinco anos. Na ocasião, ele se mudou para Minas para cuidar dos pais, mas teve que se reinventar profissionalmente e, hoje, é sócio de uma corretora de cafés e um empório junto a Patrick Portes, também egresso de cursos do Senar.
“Quando voltei para Divino, eu estava completamente fora do mercado de trabalho. Minha família não é do agro, minha formação não é no agro e minha experiência profissional é na área da logística do petróleo”, contou. Mas foi no agronegócio, com ajuda do Sindicato dos Produtores Rurais de Divino e do Sistema Faemg Senar, que ele começou uma nova carreira e atualmente é empresário no ramo.
A cafeicultura é uma das principais atividades agrícolas do município e Mayco escolheu cursos nessa área para se aprimorar. Fez treinamentos de Classificação e Degustação de Café e de Torra. “Eu não conhecia nada sobre cafés, mas com os cursos, principalmente sobre os especiais, eu me apaixonei por eles e pelo trabalho fantástico que Sistema Faemg Senar faz”, relembrou.
A nova paixão rendeu muita dedicação nas capacitações e diversas publicações nas redes sociais. E foi por meio de uma dessas postagens, que ele conseguiu seu primeiro emprego no setor. “Meu grande amigo Patrick Portes trabalhava à época como provador de café em um armazém, viu minha publicação e me ofereceu uma vaga de estágio. Comecei a trabalhar como ajudante dele e depois fui contratado”, contou Mayco.
Patrick, que vem de uma família ligada à cafeicultura e esteve “a vida inteira na área” é provador experiente e, assim como Mayco, tem diversos cursos do Sistema Faemg Senar no currículo. “De Classificação à comercialização de café, aos básicos do serviço agrícola, fiz todos que pude e me agregaram muito”. E ele segue se aperfeiçoando! “Vou começar um curso de Torra de Café essa semana. Fundamental para renovar o conhecimento e aprender mais”, contou.
Corretora Grão de Ouro
O trabalho conjunto dos amigos rendeu um empreendimento. Agora sócios, Mayco e Patrick abriram, em março deste ano, a corretora Grão de Ouro. Além da atuação na comercialização, o empreendimento visa difundir conhecimento sobre a qualidade dos cafés do município.
“Vi que havia a necessidade de o produtor conhecer o seu produto, principalmente pela dificuldade que ele enfrenta na hora de vender. A primeira ideia foi fazer uma sala de provas, e depois complementamos com a corretagem para conseguir compradores para os cafés”, explicou Patrick.
“Às vezes o produtor tem um café e especial e não sabe, nós emitimos também o laudo sensorial e reforçamos a importância dessas informações para agregar valor ao produto e valorizar a nossa região”, completou Mayco.
Mayco explicou que o Sindicato dos Produtores Rurais de Divino segue sendo parceiro e a corretora tem parceria com a entidade e oferece desconto para os associados. “Os cursos do Senar me abriram as portas para esse ramo, o Sindicato está sempre trabalhando para o desenvolvimento dos produtores, e nós acreditamos nesse trabalho e queremos colaborar”, comentou, Mayco.
“O acompanhamento do Sindicato e do Sistema Faemg Senar com o ATeG Café+Forte ajudam muito o produtor. Hoje eles entendem mais sobre qualidade e tem noção sobre o que produzem”, completou Patrick.
Empório
Além da corretora, os empreendedores também abriram um empório. O espaço comercializa cafés, quitandas, derivados do leite e artesanato feitos por produtores locais e suas famílias. “Muitos produtos são feitos por ex-alunos dos cursos do Sistema Faemg Senar na região, e nós queremos valorizar todos”, contou Mayco orgulhoso.