Policiais Militares dos Pelotões de Meio Ambiente e Trânsito de Mutum e de Manhuaçu e do Pelotão de Recobrimento do 11º Batalhão de Polícia Militar prenderam 57 adultos e apreenderam quatro adolescentes envolvidos numa rinha de galos na zona rural de Mutum. A operação desencadeada neste sábado, 29, foi denominada de “Crista de Galo”.
A operação previamente planejada contou com participação de 31 militares em 09 viaturas policiais, inclusive um microônibus. Munidos de informações, os policiais localizaram em um sítio na localidade rural denominada Córrego Barra da Lajinha do Mutum, duas arenas preparadas para rinha de galos e dezenas de pessoas que participavam do ilícito.
Segundo o Tenente Jésus, alguns dos envolvidos fugiram e outros tentaram, mas foram contidos pelos militares e recolhidos para dentro do barracão a fim de serem identificados.
Todas as instalações, imóveis e veículos foram vistoriados. Durante as buscas, os policiais encontraram e apreenderam vários materiais utilizados para equipar e medicar os animais de luta, como esporas, biqueiras de metal, tesouras cirúrgicas, seringas, esparadrapo, agulhas, remédios diversos e um revólver calibre 32 municiado com seis cartuchos que um dos envolvidos portava ilegalmente.
Foram apreendidas a quantia de R$ 150,50 em dinheiro, provavelmente fruto das apostas, um galo morto, dois galos feridos, 79 galos vivos e duas arenas. Eliezer Vieira Machado Filho assumiu ser o responsável pelo evento.
As 61 pessoas presas e apreendidas foram conduzidas pelo crime ambiental de maus tratos à Delegacia de Polícia Civil. O crime está capitulado no artigo 32 da Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, sendo prevista detenção de 3 meses a 1 ano e multa.
Carlos Henrique Cruz - Com informações da PM - 30/08/09 - 23:45