Portal Caparaó - TJMG divulga resultado do Concurso Artístico dos Adolescentes Trabalhadores
Geral

TJMG divulga resultado do Concurso Artístico dos Adolescentes Trabalhadores

26/10/2023 - Atualizado em 26/10/2023 17h57

BELO HORIZONTE (MG) - O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta segunda-feira (23/10), da solenidade que divulgou as três vencedoras da 18ª edição do Concurso Artístico dos Adolescentes Trabalhadores do TJMG. São elas: Natiele dos Santos Alves, de Belo Horizonte; Ana Klara Hermógenes Damasceno, de Uberlândia; e Isadora Belonato Cardeiro, de Manhuaçu.

No concurso deste ano, do qual participaram adolescentes trabalhadores da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) e aqueles que atuam no Judiciário mineiro por meio do Programa Jovens Parceiros, a tarefa foi elaborar uma redação com o tema “TJMG: 150 anos de história e desafios para o futuro”.

Durante a solenidade, o presidente José Arthur Filho falou sobre o orgulho que o TJMG tem de seus adolescentes e jovens trabalhadores. “Eles são um patrimônio importante da Casa, trazendo um sopro de juventude às várias unidades do Judiciário mineiro, por toda Minas Gerais”, afirmou.

O presidente reiterou ainda o compromisso de apoiar a formação desses jovens para além do aspecto estritamente profissional. O tema deste ano, segundo José Arthur Filho, foi um convite à reflexão sobre os 150 anos do TJMG – celebrados em 2023 – e sobre os desafios a serem enfrentados nos próximos anos. Outro ponto destacado pelo presidente foi o de que a realização do concurso artístico também é um incentivo para que os jovens escrevam melhor e procurem estudar.

Natiele dos Santos Alves, de 16 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio, contou que buscou escrever sobre a realidade do TJMG nos dias atuais e sobre os desafios enfrentados desde a instalação do Tribunal da Relação. “Também falei sobre a necessidade de garantir mais agilidade aos processos e falei das transformações que ocorreram ao longo dos anos. Eu estava confiante. Sinto-me honrada por ter tido meu trabalho premiado e reconhecido por uma instituição tão renomada”, afirmou.

Isadora Belonato Cardeiro, de 17 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Manhuaçu (antigo Polivalente), disse que o resultado do concurso também foi motivo de surpresa para ela. “Eu assisti a muitos vídeos disponibilizados no Portal TJMG, mas fiz a redação sem acreditar muito que poderia me sair bem. Uma servidora de Manhuaçu me incentivou a participar. Fiquei feliz e sem acreditar quando vi o resultado do concurso. Minha mãe está eufórica”, contou a estudante, que pretende cursar a faculdade de Direito.

Ao todo, o concurso teve 43 inscrições deferidas. A escolha do tema foi feita para estimular os jovens a pesquisarem a história do Tribunal e seus projetos, refletindo sobre o que se espera da Justiça no futuro. O concurso artístico procura ser um espaço para que os jovens expressem seus anseios e opiniões como cidadãos, de forma a atuar como protagonistas em seus próprios contextos.

Com informações e fotos da ASCOM TJMG

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.