SANTA MARGARIDA (MG) - O que não faltam na nossa região são talentos para escrita, é necessário dar-lhes espaço para visibilidade. Foi pensando nisso que surgiu a Exposição Literária Regional (Expolítera) através da Associação Sociocultural Concipa que realizou o primeiro evento no dia 3 de setembro, em Conceição de Ipanema. A ideia partiu do vice-presidente da associação, José Aristides da Silva Gamito.
A partir da avaliação positiva do público, o professor Wanderson Fernandes de Oliveira, diretor do Polo da Faculdade MULTIVIX de Santa Margarida, que apoiou a primeira Expolítera, levou a proposta para a sua cidade. Apresentou a ideia para a direção das Escolas Violeta Mageste e Dalila Cerqueira Pessoa, que abraçaram o projeto com muita dedicação. A segunda edição aconteceu no dia 28 de outubro, com presença de professores, servidores públicos, pais, alunos e mais de 20 escritores de cidades do Vale do Rio Doce e da Zona da Mata.
A programação em Santa Margarida incluiu uma palestra com o professor mestre em educação de Guanhães, Luís Carlos Pinto, sobre "A leitura na perspectiva da subjetividade literária", e foram oferecidos estandes para exposição e venda de livros. Houve até escritor revelação, Israel, um aluno de 12 anos, escreveu seu primeiro livro.
Entre os escritores, estiveram representadas as cidades de Conceição de Ipanema, Ipanema, Manhuaçu, Mutum, Pocrane, Santa Margarida, Rio Casca, Abre Campo e São Domingos do Prata.
Os escritores avaliaram como positivo este intercâmbio de escritores na comunidade escolar e manifestaram o desejo de promover na sua cidade a Expolítera. Por exemplo, o comendador Fabrício Santos, da Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais, sinalizou que em algum momento Manhuaçu receberá a Expolítera.
Marlene Gonçalves, do grupo de escritores de Ipanema, manifestou a vontade de promover a exposição em sua cidade. Assim a proposta é realizar as próximas edições em diferentes cidades da região, promovendo o intercâmbio e divulgação de escritores locais.