Portal Caparaó - Manhuaçu: furtos e roubos preocupam comerciantes
Economia

Manhuaçu: furtos e roubos preocupam comerciantes

07/11/2023 - Atualizado em 07/11/2023 13h36

MANHUAÇU (MG) - Diretores da ACIAMAR (Associação dos Empresários do Comércio, Indústria, Agronegócio e Prestação de Serviços de Manhuaçu e Região) se reuniram com o capitão Túlio Gomes Santos, comandante da 72ª Companhia de Polícia Militar, que é responsável pelo policiamento dos municípios de Manhuaçu, Simonésia, Santana do Manhuaçu, Reduto, São João do Manhuaçu e Luisburgo.

A reunião foi motivada pela sequência de furtos e roubos que têm acontecido na cidade. Durante o encontro, os diretores da Associação ouviram do capitão Túlio uma explicação da dinâmica policial empregada em Manhuaçu na prevenção de criminalidade.

“É importante frisar que os números dessa modalidade de crime em Manhuaçu estão em redução, nos últimos anos.  Todavia, são números ainda que causam impacto na nossa cidade, trazem prejuízo às pessoas e aos comerciantes e é, de fato, necessário que ações sejam tomadas para que a gente consiga mitigar esse problema”, pontuou o oficial.

O Capitão Túlio ressaltou que foram tratadas questões sobre vigilância e também detalhada a forma como a legislação trata esse tipo crimes. “A forma com que a legislação trata desse assunto deixa a desejar, porque os infratores passam menos de uma semana preso e retornam à prática da delinquência. Muitos desses infratores são usuários de entorpecentes, usuários crônicos, e utilizam dessa modalidade criminosa para poder manter o vício. Então nós temos uma conjuntura de problemas”.

Na reunião foram apontadas algumas soluções, como o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo para implantação de câmeras de monitoramento; ações que os comerciantes e os transeuntes podem adotar para reduzir essa vulnerabilidade dos comércios e também dos pedestres. “A gente renova essas dicas de segurança dos próprios comerciantes, como evitarem deixar produtos expostos muito próximos ali às vitrines, bem como alguns furtos que acontecem na forma de arrombamentos e é muito importante que o comerciante, tendo essa possibilidade, melhore o seu sistema de videomonitoramento de forma a facilitar a identificação desses infratores. A Polícia Militar manterá o seu patrulhamento, conforme já feito em toda a área comercial”, concluiu.

Os diretores da ACIAMAR, Aloísio Moreira, Devair Guimarães e Rudinei Costa, avaliaram a reunião como positiva e se empenharam em ajudar nas soluções propostas e levar as medidas de segurança que podem ser reforçadas também pelos comerciantes

A ACIAMAR se prontificou ainda a somar esforços junto ao poder público na implantação de um sistema de monitoramento por câmeras na cidade de Manhuaçu, a exemplo de outras localidades e até os distritos que já iniciaram medidas nesse sentido.

Com informações do Jornal das Montanhas / JM1

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.