A Polícia Militar de Ipanema prendeu seis pessoas acusadas de envolvimento com drogas. Uma jovem de 14 anos afirmou que revendia as drogas para o traficante Júlio Carlos Pereira, o Bertô, que já foi preso pela polícia em outras ocasiões. Outras quatro pessoas estavam na casa e foram conduzidas.
Uma denúncia anônima apontou a casa de Elizabete da Fonseca, 28 anos, como ponto de venda de drogas na Vila Vicentina. Policiais foram para o endereço e encontraram a dona da casa, uma jovem de 14 anos e mais três moradores de Simonésia: Bruno Sabino Camilo, 27 anos, Reginaldo Mendes de Amorim, 18 anos e Roque Leno Gomes da Rocha, 36 anos.
Quando os policiais chegaram, as cinco pessoas estavam na varanda da casa reunidos em volta de uma mesa com vestígios de cocaína, dando a entender que eles tinham acabado de fazer o uso da droga. No chão da varanda, foi encontrado um papelote com um pouco de cocaína e, nos fundo do quintal, em cima do telhado, uma sacola maior com a droga.
A adolescente afirmou que toda a cocaína era de sua propriedade. Segundo a menor, trabalha na venda de entorpecentes para Júlio Carlos Pereira, vulgo “Bertô”. A menina disse que segunda-feira, 31, ele havia entregue três papelotes de cocaína para ela vender. Um ela vendeu por cinquenta reais para um cidadão desconhecido e outro para Bruno, Reginaldo e Roque, que fizeram uso da substância, sobrando um pouco, que jogaram no chão quando a polícia chegou. Bruno, Reginaldo e Roque alegaram ter pago trinta reais à adolescente. O dinheiro já havia entregue a Bertô.
A garota ainda afirmou aos militares que a cada dez papelotes de cocaína que vende para Bertô, recebe três como pagamento.
Diante das evidências de tráfico de drogas e favorecimento para o tráfico, foi efetuada a prisão de Elizabete, Bruno, Reginaldo e Roque e a apreensão da adolescente. A polícia realizou rastreamento pelas ruas da cidade e localizou Bertô. Ao avistar a viatura tentou fugir e foi e preso.
Na delegacia, dos envolvidos na ocorrência, apenas Bertô foi autuado em flagrante por tráfico de substâncias entorpecentes.
HISTÓRICO
A prisão de Bertô repercutiu muito em Ipanema e comunidades vizinhas. Para a comunidade, a polícia tirou de circulação um dos maiores traficantes de entorpecentes da cidade.
Em julho, já havia sido preso envolvido em uma ocorrência de receptação, fato semelhante ao registrado pela PM em 2006, quando Bertô foi preso em flagrante.
Ele também foi preso por tráfico de drogas, em situação semelhante, no dia 16/10/07, data em que ele foi flagrado pela PM com 29 buchas de maconha. Carlos Henrique Cruz - 02/09/09 - 13:26 - portalcaparao@gmail.com