MANHUAÇU (MG) - Nos últimos dias, equipes do SAMU de Manhuaçu conseguiram reverter dois casos de parada cardiorrespiratória.
Na segunda-feira, 06/11, a equipe da USA 01 (Unidade de Suporte Avançado) da base de Manhuaçu, composta pela médica Karina, enfermeira Fernanda, condutor socorrista Jean e o acadêmico de Medicina, João Marcos, foi chamada para realizar a remoção de uma paciente de 59 anos do município de Simonésia, com suspeita de sepse de foco pulmonar.
Ela foi entubada pela equipe do SAMU, mas antes de iniciarem o deslocamento para o hospital, evoluiu para uma parada cardiorrespiratória.
Com o apoio da Médica do Pronto Atendimento, Vanessa, da equipe de enfermagem e das acadêmicas presentes, a paciente foi reanimada e encaminhada pra o Hospital César Leire, onde permaneceu sob os cuidados médicos.
Na última quinta, outra equipe da USA 01 de Manhuaçu, formada pelo médico Hugo, enfermeiro Iago, condutor Jean e acadêmico de Medicina Eduardo, reverteram uma parada cardiorrespiratória.
A equipe foi acionada para uma transferência inter-hospitalar no Pronto Atendimento em Lajinha, onde um paciente foi classificado em estado grave.
Ao iniciar o deslocamento para o Hospital César Leite, o paciente evoluiu para parada cardiorrespiratória. Os profissionais iniciaram as manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Após 28 minutos, a PCR foi revertida.
O paciente foi deixado aos cuidados da equipe do hospital de Manhuaçu.
Redação do Portal Caparaó - Com informações do SAMU