MANHUAÇU (MG) - “A Saúde do Homem” foi tema da palestra realizada, neste domingo, 12, pelo Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu (Coamma), em alusão ao mês de novembro, que se refere à conscientização aos homens sobre o Câncer de Próstata. O palestrante convidado foi o médico, Sérgio Alvim. Dr. Sérgio Alvim tem especialização em Clínica Médica, Angiologia e Cirurgia Vascular Periférica, Dermatologia e Trauma. É membro associado da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, além de outros títulos.
O objetivo da palestra, para os presidentes de associações de moradores de Manhuaçu foi o de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Outro alerta feito é que, dependendo de casos de histórico familiar, deve iniciar aos 40 anos. Assim como para os pacientes sem fatores de risco, a recomendação para a realização do exame de toque retal e do PSA depende da avaliação do urologista para cada pessoa. Segundo Dr. Sérgio Alvim, a consistência no toque da próstata é bem semelhante como se fosse o toque no nariz. A partir desse toque, o médico diagnostica a fissura anal, hemorroidas ou nódulos, além de ser necessário, para o rastreio do câncer de próstata e reto.
No decorrer da palestra foi abordado ainda, que é fundamental o cuidado por parte dos homens e, por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estado mais avançado. O preconceito ainda é barreira e, ainda contribui para uma alta taxa de óbitos e, quando identificado na fase inicial, o câncer de próstata tem cura.
Dr. Sérgio Alvim ressaltou que, o tratamento e prevenção caminham juntos. Disse ainda, sobre a necessidade da conscientização da classe masculina, para entender que na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Outros sintomas aparecem numa porcentagem considerável, em que os tumores já estão em fase avançada e dificulta a cura. “Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Por isso é fundamental que, haja cuidado na alimentação. A prática de exercício físico também é importante. A sociedade precisa banir o preconceito. O cuidado com a nossa saúde é o mais importante”, ressalta Dr. Sérgio Alvim.
O assunto chamou a atenção dos participantes, que saíram conscientes sobre a importância da prevenção e, o comprometimento para multiplicar a informação em cada comunidade. Para a presidente do Coamma, Marinez Bragança, temas dessa natureza precisam ser mais trabalhados com as comunidades “O Coamma tem sempre preocupado com o bem-estar de todos, sobretudo, o de levar informação e despertar as lideranças para estarem participativas”, conclui Marinez Bragança.
Eduardo Satil