Portal Caparaó - Cafeicultores e jovens da região participaram da SIC 2023
Agronégocios

Cafeicultores e jovens da região participaram da SIC 2023

14/11/2023 - Atualizado em 14/11/2023 16h41

REDAÇÃO - Caravanas organizadas pelos Sindicatos dos Produtores Rurais de Tombos, Manhumirim, Divino e Carangola levaram mais de 170 produtores rurais e jovens da região das Matas de Minas à Semana Internacional do Café (SIC) realizada em Belo Horizonte na última semana.

A presença de alunos do Programa Especial Jovem no Campo, do Sistema Faemg Senar foi destaque nas caravanas. Eles estiveram entre os cerca de mil participantes do 2º Encontro de Jovens do Café que aconteceu durante a SIC.

 A agente de desenvolvimento rural do Sindicato dos Produtores Rurais de Carangola, Fernanda Azevedo contou que os jovens ficaram “encantados e impressionados conhecendo o mundo dos cafés. Tanto com os maquinários, quanto com a produção, os expositores e as palestras”.

Para ela, ir ao evento foi uma oportunidade de “abrir um novo horizonte e mostrar novas versões do trabalho na cafeicultura para os jovens que muitas vezes só conhecem a rotina e modo de trabalhar dos pais. Eles viram que com esse conhecimento diferenciado dos cafés especiais é possível fazer diferente”, comentou Fernanda.

Fábio Silva Virgínio, de Faria Lemos, trabalha como encarregado em uma fazenda e esteve na caravana. Na SIC pela primeira vez, ele explicou que foi em busca de conhecimento sobre tecnologia e mercado, mas a experiência superou as expectativas.

“Saí de lá com a cabeça cheia de ideias, principalmente sobre sustentabilidade que já vamos colocar em prática em nossa produção. Também fiquei entusiasmado com os cafés especiais. A minha ideia é separar uma área da lavoura para investir na qualidade já para a próxima safra”.

Fábio contou que sempre trabalhou na cafeicultura e estar na SIC, alimentou novos planos de atuação na atividade. “Desejo voltar à SIC outros anos e até participar como um expositor. Agradeço ao Sistema Faemg Senar e ao Sindicato por ter nos proporcionado uma visita tão importante. Foi uma experiência incrível”.  

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.