Portal Caparaó - Diácono Reginaldo Fernandes é ordenado novo padre da diocese de Caratinga
Geral

Diácono Reginaldo Fernandes é ordenado novo padre da diocese de Caratinga

17/11/2023 - Atualizado em 17/11/2023 14h36

MUTUM (MG) - Na tarde do último domingo, 12/11, fiéis participaram da Santa Missa na Paróquia de São Manoel em Mutum com o rito de Ordenação Presbiteral do então diácono Reginaldo Fernandes. A celebração teve início às 15 horas e foi presidida pelo bispo da Diocese de Caratinga, Dom Emanuel Messias de Oliveira, e concelebrada por dezenas de padres.

O novo padre Reginaldo Fernandes nasceu no dia 04 de janeiro de 1988, no Distrito de Humaitá, Mutum. É o décimo dos onze filhos do casal Antônio Fernandes Sobrinho e Arlinda Rosa Sobrinho. São seus irmãos: Maria Aparecida Fernandes (in memoriam), Lenir Fernanda Sobrinho de Alcântara, Romildo Fernandes Sobrinho, Ronaldo Fernandes Sobrinho, Joilson Fernandes Sobrinho, Maria Francisca Fernandes Paula, João Luiz Sobrinho, Lenilza Fernandes Sobrinho Oliveira, Antônio Fernandes Filho e Adélia Rosa Fernandes. Foi batizado no dia 25 de maio de 1995, por Pe. Isaías Júnior de Andrade, SDN, na capela São Francisco de Assis, em Humaitá. Recebeu na mesma capela a Primeira Eucaristia pelas mãos do Pe. José do Carmo Vieira, no dia 27 de dezembro de 1999. Na mesma localidade foi crismado por Dom Hélio Gonçalves Heleno, no dia 20 de setembro de 2003. Recebeu das mãos de Dom Emanuel Messias de Oliveira o Ministério de Leitor no dia 16 de dezembro de 2020, na Matriz São Judas Tadeu, Limoeiro-Caratinga/MG; e o Ministério de Acólito no dia 30 de novembro de 2021, na Catedral de São João Batista, em Caratinga/MG. Foi ordenado Diácono no dia 05 de março de 2023, por Dom Emanuel Messias de Oliveira.

Na sua caminhada cristã contribuiu com sua comunidade de origem na Pastoral da Catequese (2006-2014), na Pastoral da Juventude (2004-2014), sendo coordenador do Grupo de Jovens PROSER por duas vezes (2007-2009 e 2009-2011), na Pastoral da Liturgia e na Pastoral Vocacional. Foi formado nos Grupos de Reflexão e fez parte dos grupos de Ministros da Palavra e de Acólitos. Também ajudou a ministrar Cursos da Campanha da Fraternidade e Estudo Bíblico.

Formou-se em Normal Superior na Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Mutum, pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), no ano de 2009, em Mutum/MG. E em Matemática pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), no ano de 2013, em Afonso Cláudio/ES. Lecionou em escolas públicas municipais e estaduais do município de Mutum/MG de 2007 a 2014. Foi diretor da Escola Municipal Pedro Dias de Oliveira no ano de 2011, vindo a deixar o cargo para tomar posse na mesma escola pelo concurso público no ano de 2012. Após longo discernimento vocacional entrou para o Seminário Propedêutico São José, em Ubaporanga/MG em 2015. Entrou para o Seminário de Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga/MG, no ano de 2016 permanecendo até o ano de 2022. Aí formou-se em Filosofia, em 2018, pela Instituição de Ensino Superior da rede Claretianos, e Teologia, em 2022, pelo Instituto Teológico e Filosófico de Caratinga (ITEOFIC), oferecido pelo mesmo seminário.

Realizou seu Estágio Pastoral nas seguintes paróquias: 2019: Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Entre Folhas/MG, sob orientação do Pe. Raimundo Rafael de Paiva (in memoriam); fevereiro-março de 2020: Paróquia São Sebastião de Inhapim/MG, sob orientação dos Padres Allan Pedrosa e Samuel Garcia de Moraes (interrompido pela Pandemia da Covid-19); 2021: Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santa Rita de Minas/MG, sob orientação do Pe. Matias José Pereira; 2022: Paróquia São Judas Tadeu, Limoeiro-Caratinga/MG sob orientação dos Padres José Carlos de Oliveira e Bismarque Maciel de Oliveira. Atualmente o Diácono Reginaldo Fernandes exerce o seu Ministério Diaconal na Paróquia São Simão em Simonésia/MG, sob orientação do pároco Pe. José Marcelino Pereira.

ORDENAÇÃO PRESBITERAL

Após a reflexão, deu-se sequência ao rito, com o propósito do eleito, a ladainha de todos os santos e a imposição das mãos e prece de ordenação, feitas pelo bispo. Em seguida, o padre foi revestido com a estola e a casula pelos padres José Marcelino e Dione José Leandro, na sequência, teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma por Dom Emanuel que, com um tecido branco entrelaçou as mãos do ordenado. Ao se dirigir aos seus pais, o agora padre Reginaldo teve as suas mãos descobertas e concedeu a primeira bênção.

Acolhido com muitas palmas, o novo sacerdote recebeu um caloroso abraço do bispo, gesto que foi seguido por todos os presbíteros presentes. Padre Reginaldo passou a exercer então, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando com o bispo e os outros membros do clero.

Agradecimento e consagração

Ao final da celebração, padre Reginaldo destacou a presença constante de Deus em sua vida, agradeceu ao bispo diocesano, familiares, fiéis que sempre rezaram pela sua vocação, pastorais, movimentos, paróquias por onde passou e aos diversos amigos que fez durante sua caminhada. “Eu vivo, mas já não sou eu: é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20) , destacou o novo sacerdote da Diocese de Caratinga. Agradeceu aos pais de forma carinhosa e aos irmãos. Destacou a alegria em ser o 24º padre da terra, Mutum. Fez menção aos padres da terra e aqueles que hoje já se encontram na casa do Pai. Agradeceu a Dom Emanuel e a diocese, aos amigos do seminário e as irmãs gracianas.

Padre José de Paula, pároco da Paróquia São Manoel, agradeceu a todos pela presença e participação em especial dos paroquianos que não mediram esforços para a realização desta cerimônia. No encerramento, o Padre Bismarque Maciel, cancheler do bispado, fez a leitura da ata de ordenação sacerdotal.

Padre Reginaldo, celebrou às 19h sua primeira missa na segunda-feira , dia 13, na comunidade São Francisco de Assis , em Humaitá.

Com informações da Diocese de Caratinga / Fotos- Natanael – Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.