MANHUAÇU (MG) - Na próxima quinta-feira, 23, acontece a 10ª edição do Concurso Municipal de Qualidade de Café. O evento é promovido pela Secretaria de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente em parceria com o escritório local da EMATER-MG.
O objetivo é incentivar a melhoria da qualidade dos cafés produzidos em Manhuaçu, agregando valor ao produto e atendendo à crescente demanda por grãos diferenciados, além de ser um reconhecimento da administração “Trabalhar para bem servir” ao trabalho dos produtores rurais locais.
“Temos encontrado cafés de excelente qualidade aqui em Manhuaçu, um município que tem a tradição e reconhecido nacionalmente por ser um grande produtor de café. O concurso é uma forma de reconhecer o trabalho e esforço que os produtores têm ao longo do ano até a colheita. Esse incentivo tem dado frutos, sendo o nosso café exportado para vários lugares do mundo”, destaca Sandro Tavares, Secretário Municipal de Agricultura, Comércio, Indústria e Meio Ambiente.
Como acontece tradicionalmente, o concurso premia os melhores cafés tipo natural e tipo cereja descascado, mas também reconhece a comunidade com maior representatividade no evento e a mulher cafeicultora com maior pontuação no concurso. “É um evento de nível muito elevado e os vencedores do concurso municipal normalmente conseguem ótimos resultados nos concursos regional e estadual. É o caso do produtor Ercilei Oliveira de Palmeirinha, que foi premiado como o melhor café do estado em 2022” – continua Sandro.
Outro detalhe que chama muita atenção no concurso de Manhuaçu é a premiação. A exemplo da edição do ano passado, em 2023 a organização do evento vai distribuir cerca de 30 mil reais em prêmios. As empresas parceiras colaboram nesse sentido, inclusive adquirindo os lotes vencedores com valores pagos pela saca que ultrapassam significativamente o preço praticado pelo mercado atual.
O 10º Concurso Municipal de Qualidade de Café vai acontecer no salão de eventos do UBA Clube e tem início previsto para às 18 horas da próxima quinta-feira.