CATAGUASES (MG) - Um incêndio na subestação própria do Hospital de Cataguases ocorrido por volta das 16 horas desta quarta-feira (22), assustou pacientes e funcionários e provocou a evacuação do prédio, por questões de segurança. Ninguém ficou ferido.
O incêndio aconteceu em função de uma sobrecarga no sistema interno de energia elétrica do hospital e ao intenso calor. A subestação é um imóvel que fica ao lado do prédio principal, próximo ao Pronto-Socorro.
Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados e controlaram a situação que chamou a atenção de quem passava por ali devido à fumaça.
Pouco depois das 18 horas um gerador móvel da Energisa chegou ao hospital e foi instalado para permitir a religação da energia elétrica para as atividades essenciais da Santa Casa, como luzes, manutenção, aparelhos e equipamentos em breve.
O provedor Ulisses Portela também disse que outro gerador foi contratado pelo próprio Hospital – e está vindo de Juiz de Fora – para suprir a demanda de energia até a solução definitiva do problema na subestação.
TRANSFERÊNCIAS
Com o problema, vários pacientes tiveram que ser transferidos em virtude do incêndio, inclusive para os hospitais de Manhuaçu e de Manhumirim. A operação de transferência foi realizada durante a tarde e noite de ontem.
Equipes do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, foram acionadas para a transferência de pacientes da UTI do Hospital para outras unidades hospitalares.
No total, 09 ambulâncias foram empenhadas nessa ocorrência e seis pacientes foram transferidos do local para a Casa de Caridade Leopoldinense, o Hospital São João Batista, de Viçosa, São Vicente de Paulo em Ubá, Padre Júlio Maria, em Manhumirim e para o Hospital César Leite, em Manhuaçu.
Com informações do site Marcelo Lopes e do SAMU