MANHUAÇU (MG) - Uma equipe do Sicoob Credilivre, composta por 15 colaboradores, embarcou em uma missão técnica pela Europa, visitando Paris e Portugal. Durante a viagem, eles tiveram a oportunidade de conhecer práticas financeiras locais.
Entre as iniciativas, foi detsaque a visita à Federação Nacional dos Bancos Populares (FNBP) em Paris, na França, e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras e a Cooperativa Quinta da Chocapalha em Lisboa, Portugal.
O foco da missão técnica foi conhecer as principais tendências de mercado, estimulando o desenvolvimento de habilidades, inovação e a adoção de novos modelos estratégicos de atuação.
Durante a passagem por Portugal, o grupo do Sicoob Credilivre teve reuniões e visitas de aprendizado e troca de experiências na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras. Fundada em 1914, a instituição foi reconhecida como uma das mais belas e úteis da história portuguesa, tendo surgido após um apelo e um decreto sobre crédito agrícola.
Em seguida, eles conheceram a Cooperativa Quinta da Chocapalha. As duas instituições centenárias são modelos de integração e desenvolvimento cooperativista.
Eles foram recebidos pelo presidente da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras Dr. Rui Moreira de Carvalho e pela senhora Alice e toda equipe da Cooperativa Quinta da Chocapalha.
Já na França, a visita de conhecimento foi à sede da Federação Nacional dos Bancos Populares (FNBP) em Paris. O grupo foi orientado pela senhora Valéria Rugtgers e sua equipe.
OPORTUNIDADE
A missão técnica foi desenhada para ampliar os conhecimentos de gestão, estratégia e inovação, permitindo conhecer a realidade de outras cooperativas e novidades que estão implementando.
Hillary Faria Nunes Pereira, colaboradora do Sicoob Credilivre da Baixada, expressa sua gratidão pela oportunidade única de aprendizado. “Foi uma viagem inesquecível e, principalmente, enriquecedora. Quero agradecer a oportunidade que nós tivemos. O Sicoob Credilivre transcende fronteiras e coloca o cooperativismo de crédito nacional em contato com o que existe de melhor em termos de conhecimento”.