MANHUAÇU (MG) - A advogada Dra. Denise Rodrigues de Oliveira foi homenageada com a Medalha Desembargador Hélio Costa na Comarca de Manhuaçu. A solenidade de reconhecimento foi realizada no Fórum Desembargador Alonso Starling e reuniu autoridades dos mais diversos segmentos, servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, APAC, Ordem dos Advogados do Brasil e Polícia Penal, além de amigos e familiares da homenageada.
A medalha do mérito, uma das mais importantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, é concedida a cada dois anos, desde 1996, e traz o nome do desembargador Hélio Costa por seu desempenho na magistratura. Ele exerceu os cargos de corregedor-geral de justiça e presidente do TJMG.
A escolha da Dra. Denise Rodrigues foi unanimidade na votação realizada por uma Comissão presidida pelo juiz de direito diretor do foro da comarca Dr. Marco Antônio Silva; a promotora de Justiça, Dra. Geannini Miranda, o presidente da 54ª Subseção da OAB, Dr. Glauber Vidal, a Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada, e o presidente da Câmara de Vereadores, Gilson César.
RECONHECIMENTO
A solenidade iniciou com o hino nacional executado pela Dra. Quesia Ribeiro Alves Rabelo e pelo Dr. Leandro Abreu. Em seguida, houve a outorga da medalha em reconhecimento à trajetória profissional da homenageada.
A Dra. Denise Rodrigues iniciou as atividades profissionais como estagiária na 1ª vara cível da Comarca de Manhuaçu. Após a conclusão do curso de Direito e aprovação na OAB, atuou por seis meses como advogada correspondente de um escritório do Rio de Janeiro. No início dos anos 2000, começou a trabalhar como advogada conveniada à Defensoria Pública Estadual. Mesmo após o convênio ter sido encerrado, as gestões do Município entendiam a necessidade de manter um órgão que prestasse assistência judiciária aos hipossuficientes.
Nesses 23 anos no Serviço Municipal de Assistência Jurídica (SMAJ), popularmente conhecido como Defensoria Pública Municipal, a Dra. Denise acompanhou o crescimento da estrutura do Judiciário, o aumento das demandas e as mudanças na comarca. Atuou em mais de 15.000 processos. Atualmente, são mais de 2.000 processos ativos. Além disso, é presidente da APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) há vários mandatos, sendo reconhecida por sua gestão eficiente e dedicada que colocaram a unidade de Manhuaçu como referência no Brasil.
Em sua fala, a Dra. Denise Rodrigues destacou a gratidão pela escolha de seu nome. “Não consigo expressar em palavras a minha alegria e gratidão. Eu fui educada em um ambiente em que olhar as necessidades dos outros sempre esteve presente. Agradeço aos meus pais por terem construído em mim esses conceitos e valores, que foram a base para eu entender e melhor desenvolver o meu trabalho. (…) Eu sempre relato, e é uma máxima na minha vida, que o trabalho desenvolvido é coletivo, que temos sempre na vida necessidade de apoio e ajuda, cada um de nós depende do outro. Juntos somos mais fortes. Por isso agradeço a cada pessoa e instituição presente neste dia e que participa do nosso dia-a-dia”.
Emocionada, a advogada e presidente da APAC de Manhuaçu lembrou que sua responsabilidade aumentou ainda mais com essa homenagem. Ao final, ela reforçou a importância de se dedicar a levar Justiça a quem precisa: “no meu dia-a-dia, cada vez mais, vejo que a vida não é justa, infelizmente, mas cabe a cada um de nós, profissionais do Direito, lutarmos por afirmar os direitos humanos e assegurar que todos os direitos e garantias constitucionais sejam respeitados”.
Participaram da cerimônia, os promotores de Justiça, Dra. Geannini Miranda; Dr. Alexandre Figueiredo Morato, Dr. Renan Cotta Coelho, Dr. Pedro Henrique Salles Coelho; os juízes da comarca de Manhuaçu Dr. Marco Antônio Silva, Dra. Patrícia Bitencourt Moreira, Dr. Alexandre de Almeida Rocha, Dra. Daniela Bertolini Rosa Coelho, comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Flávio Augusto Mota, diretor do presídio Carlos Eduardo Amaral de Paula e sua equipe Joseph Ferreira, Allan Moraes, Felipe, Victor Vargas; subcomandante do 11º BPM, Major Giovane e o Capitão Ramon; presidente da Câmara de Vereadores, Gilson César; presidente da 54ª Subseção da OAB Dr. Glauber Vidal, o subprocurador do município, Dr. Thiago Assad; Tadeu Rodrigues (gerente da APAC) e a escrivã Sandra Camilo, representando a Polícia Civil.
Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó | Fotos Yuri Lopes Fotografia