MANHUAÇU (MG) - O 3º Cupping/Leilão da Associação de Mulheres do Café da Região das Matas de Minas e Caparaó (Amuc) foi concluído com grande sucesso no último mês de novembro. Realizado na cidade de Manhuaçu, o evento teve o apoio do CEM e destacou-se pela valorização da produção de cafés especiais e pela promoção do turismo regional. A programação incluiu exposições, comidas típicas, degustação de cafés e uma palestra de Cristiane Trigueiro do Sistema Faemg/Senar, abordando a temática da Coletividade Feminina e Educação Positiva.
A Amuc, enfatizando a importância da coletividade e parcerias sustentáveis, reuniu compradores regionais e nacionais, tanto presenciais quanto virtuais. O evento contou com a inscrição de 39 amostras de café, exclusivamente produzidas por mulheres sócias, nas categorias cereja descascado e natural. Participantes de 13 cidades da Região das Matas de Minas e Caparaó competiram, com destaque para os dez primeiros lugares de cidades como Alto Jequitibá, Araponga, Caratinga, entre outras. A premiação e os arremates no leilão somaram R$ 58.700,00, refletindo o reconhecimento comercial expressivo das produtoras.
Os primeiros lugares foram:
Categoria Cereja Descascado:
1º Lugar Viviane Antenor do Santos – Alto Jequitibá
2º Lugar Marilda Mafort – Alto Jequitibá
3º Lugar Lugar Lorena de Oliveira – Caratinga
Categoria Natural
1º Lugar Maria Aparecida Barroso dos Santos – Alto Jequitibá
2º Lugar Carmem Crisóstomo de Sousa Silva – Santa Barbara do Leste
3º Lugar Reinildes Raposo de Barros – Manhuaçu
O encerramento do evento foi marcado pela entrega das premiações e uma homenagem aos parceiros, com ênfase no valor do trabalho coletivo e sustentável.
Cintia de Matos, Diretora Presidente da Amuc, destacou a importância da colaboração e do desenvolvimento conjunto para a região, ressaltando o objetivo do Cupping/Leilão em conectar e valorizar o trabalho digno realizado por mulheres e suas famílias. “Trabalhar o coletivo não é uma tarefa fácil, mas é recompensador, pois acreditamos que é necessário para nossa região o desenvolvimento em conjunto, esse manejo de trabalho nos dá o privilégio de conectarmos com pessoas , empresas , intuições que acreditam e valorizam um processo social, ambiental e econômico sustentável, esse é o objetivo do Cupping/Leilão da Amuc conectar e valorizar um trabalho digno feito por mulheres e suas famílias. Queremos prestar uma homenagem a uma grande parceira que nos deixou recentemente, Isaura Paixão. Nossa querida Isaura enquanto estava por aqui sempre foi muita amada e respeitada pela Associação, Isaura foi uma grande líder e seguiremos para sempre seus ensinamentos. Obrigada a todos os nossos parceiros e nos vemos em novembro de 2024 para a 4º Edição”, completou.
O evento contou com o apoio de várias instituições, incluindo ABCD Café, Sebrae, Iwca Brasil, Faemg/Senar e CEM-Manhuaçu. A Amuc expressou gratidão às suas sócias por contribuírem para uma cafeicultura sustentável e valorizada na diversidade da Região das Matas de Minas e Caparaó. A próxima edição do evento está prevista para novembro de 2024.
Carlos Henrique Cruz | Fotos: Maria Alice de Abreu Prado.