Portal Caparaó - UNIFACIG e Escola Ludovino Alves Filgueiras realizam projeto de Educação STEM
Geral

UNIFACIG e Escola Ludovino Alves Filgueiras realizam projeto de Educação STEM

08/12/2023 - Atualizado em 10/12/2023 13h14

PONTE DO SILVA / MANHUAÇU (MG) - Durante os meses de agosto a novembro o Centro Universitário UNIFACIG, com o apoio do Consórcio STHEM Brasil, da Pan American Development Foundation (PADF) e da BOEING, realizou uma parceria com a E. E. Ludovino Alves Filgueiras para a realização do projeto “Sustentabilidade em Ação: explorando os processos de geração de energia”.

Durante o projeto, os alunos do 7º e 8º ano da escola tiveram contato com atividades de Educação STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) e os professores participaram de formações com essa abordagem que se trata de uma tendência educacional inovadora que vem sendo utilizada em escala global.

A culminância do projeto aconteceu na 1ª FECITE (Feira de Ciências, Tecnologia e Empreendedorismo) em que os alunos apresentaram os modelos de Usinas de Energia, que foram construídos com orientações dos alunos e professores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e urbanismo do Centro Universitário UNIFACIG. Os modelos tinham funcionamento real e geravam energia suficiente para iluminar as representações das localidades escolhidas pelos alunos.

A integração entre Instituições de Ensino Superior, como o UNIFACIG, e as escolas de Ensino Básico é de extrema importância para a promoção da ciência e a transformação da educação. Essa colaboração permite a troca de conhecimentos e experiências entre professores e alunos, fomentando a construção de uma cultura científica desde cedo. Essa integração também contribui para a formação dos professores, preparando-os para a utilização de metodologias inovadoras e recursos tecnológicos no ensino, com o objetivo de promover uma educação mais contextualizada, criativa e transformadora.

Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.