BELO HORIZONTE (MG) - A revista em quadrinhos, "O CAPSinho em: As Aparências enganam", trabalho desenvolvido pelos usuários e profissionais do CAPSi de Manhuaçu, foi destaque no Conexão Minas-Saúde, evento realizado em Belo Horizonte, nos dias 05, 06 e 07 de dezembro.
A psicóloga e arteterapeuta Astharianna Barros e a professora/neuropsicopedagoga, Milian Geovane Elói, representaram o CAPSi na exposição do trabalho, no espaço dedicado a mostrar as experiências exitosas de cada município.
"É muito satisfatório para nós, enquanto gestores, ver a dedicação dos profissionais e o envolvimento dos usuários da saúde mental no próprio processo de cuidado da saúde mental. Nós buscamos apoiar e incentivar ações de cuidado que tem como proposta o protagonismo dos usuários", expressou Ana Lígia, Secretária de Saúde, que esteve presente no evento.
A Secretária ainda destacou a importância deste trabalho. "O projeto da revistinha em quadrinhos do CAPSi é um exemplo de que o cuidado psicossocial, a arte, tem potencial de transformação e superação do sofrimento mental. Ficamos muito felizes em compartilhar essa experiência que aconteceu em nosso município, com os gestores e representantes do estado durante o evento".
O Evento Conexão Minas-Saúde 2023, foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES/MG) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG) com o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Superitendência Estadual/MG.