MANHUAÇU (MG) - Faleceu na manhã deste domingo, 10/12, o provedor do Hospital César Leite, Sebastião Onofre Carvalho, aos 78 anos. Estava internado num hospital em Ipatinga, no Vale do Aço. Advogado e produtor rural, ele dedicou mais de 40 anos de sua vida ao maior hospital de toda a região.
Velório acontece na noite deste domingo (de 21 às 24 horas) e na manhã desta segunda (de 07 às 12 horas) na capela velório do Cemitério Campos das Flores. O sepultamento será na segunda, no Cemitério Municipal de Manhuaçu.
Sebastião Onofre Carvalho, nasceu em em 24 de agosto de 1945, filho de Jarbas e Palmira Mendes Lopes. Casado com Vanda Márcia Breder de Oliveira Carvalho e pai de Giovani, Fabiane e Caio Túlio.
Advogado formado pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (ES), em 1976. Atuou como Procurador Jurídico da Prefeitura de Manhuaçu, cargo no qual se aposentou. Além do Governo Municipal, também foi assessor jurídico na Câmara de Manhuaçu.
Ao longo de sua trajetória no campo do Direito, atuou como assessor jurídico em prefeituras e câmaras dos municípios de Simonésia, Caputira, Matipó, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Luisburgo, Durandé, Lajinha e Ipanema.
Atuou como Conselheiro da 54ª Subseção da OAB, que o homenageou com o Diploma de Honra ao Mérito. A Faculdade de Direito de Sete Lagoas lhe outorgou o Diploma de “Magnífico Mestre”.
Por diversos anos, foi mesário e Secretário Geral da 167ª Zona Eleitoral da Comarca de Manhuaçu. Pertenceu ao Tribunal do Júri da Comarca de Manhuaçu por mais de vinte anos, e, atuou como advogado militante nas Comarcas de Manhuaçu, Manhumirim, Abre Campo, Ipanema, Caratinga e Mutum.
MAIS DE 40 ANOS NO HCL
A dedicação ao campo social é talvez o maior legado da trajetória do Dr. Sebastião Onofre Carvalho. Ele foi convidado para o conselho superior no final dos anos 1970. De lá para cá, integrou diversas comissões e assumiu a vice-provedoria em 2009. Em 2011, foi eleito para o cargo de provedor e permaneceu durante onze anos ininterruptos. Em 2022, foi escolhido vice-provedor. Desde agosto, estava novamente à frente do cargo de provedor.
Excelente administrador e exímio orador, Dr. Sebastião Onofre Carvalho foi o maestro do crescimento do HCL nos últimos anos. No entanto, sempre fazia questão de lembrar que tudo era a soma de esforços de vários segmentos em prol de uma causa comum: “a divina missão de aliviar a dor”, frase que inspirou o médico João César Leite na fundação do hospital de Manhuaçu e região.
Em nota, a mesa diretora e o conselho superior do Hospital César Leite manifestaram “aos familiares a gratidão pela sua enorme contribuição à saúde de Manhuaçu e região e pelo espírito solidário, que certamente fica como um grande exemplo para as atuais e futuras gerações.
Foi um homem que se doou inteiramente e trabalhou incansavelmente na busca da melhoria contínua do Hospital César Leite, visando ofertar um serviço de saúde à população, cada vez mais focado nos valores da instituição: humanização, comprometimento, ética, respeito, competência e inovação.
Sebastião Onofre Carvalho nos deixa, mas fica eternamente em nossos corações o legado de um homem que combateu as batalhas da vida e as venceu com a coragem, dedicação, honra, honestidade e bravura”.
Além do HCL, Sebastião Onofre Carvalho participou de vários projetos e instituições. Foi um dos fundadores dos Clubes UBA e Burakão, da Academia Manhuaçuense de Letras e do Sicoob Credilivre, entre outras instituições, e participou ativamente da diretoria da APAE Manhuaçu, ao longo dos últimos anos. Foi Venerável-mestre da Loja Maçônica União de Manhuaçu, no biênio 1977-1979, além de ter ocupados outros cargos na ordem.
Produtor rural na região de São Sebastião do Sacramento, Dr. Sebastião Onofre Carvalho também gostava muito da pescaria com os amigos, inclusive nas viagens para o Pantanal, a Amazônia e a Argentina, que sempre contava em suas histórias e boas lembranças.
Assessoria de Imprensa do Hospital César Leite