MANHUAÇU (MG) - Festival de Documentários de Manhuaçu, promovido pelo Centro Universitário UNIFACIG, cria legado na história da cultura, da preservação ambiental e do cinema local.
Uma noite de estreia foi especialmente preparada para o Festival de Documentários do Centro Universitário Unifacig. Estilo anos áureos do cinema de rua, com direito a tapete vermelho, luzes e roupas de gala, seis documentários foram produzidos e exibidos no dia 01 de dezembro, no Centro Cultural João Bracks.
Os documentários criativamente discutiram a questão do lixo em Manhuaçu, desde o aspecto social, ambiental, cultural, até a questão financeira/econômica e da perspectiva da administração pública. As produções trouxeram informações importantes, debates dos agentes políticos, a visão dos atores sociais, das instituições, dos catadores. Com aproximadamente 250 espectadores na plateia, a cerimônia foi conduzida pelos coordenadores Isabelle Brissio e Igor de Souza.
A noite teve diversos pontos altos, entre eles, a ambientação e o glamour, a qualidade e a trilha sonora impecável dos documentários. A frase do Controlador Geral Sávio Rodrigues Carvalho “Com educação, mudamos o mundo”, do Promotor de Justiça Guilherme Germano “O lixão, além de tudo é ilegal”, da pequena Maria Eduarda, ao dizer “isso está errado, queremos um lugar melhor para respirar”. Por fim, a noite também foi marcada pela homenagem aos Bracks, realizada pela Coordenadora Isabelle Brissio e pela presença da catadora Janaína, que ao se ver nas telas do cinema disse em voz alta “E essa sou eu”. A plateia reagiu com lágrimas e aplausos.
O reitor do Centro Universitário Unifacig, Thales Reis Hannas, esteve presente no evento e destacou a qualidade dos documentários e do evento e o compromisso com a cidade. O projeto foi desenvolvido pelos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis, com colaboração dos cursos de licenciaturas e da Coordenadora Lidiane Hott de Fúcio.
Segundo o Coordenador do curso de Direito, Igor de Souza, “queríamos falar do futuro da humanidade. E aqui estamos nós, em cartaz no cinema da cidade, com os nossos alunos, produzindo cultura e discutindo o lixo”.
“Um momento inédito, além de uma construção revolucionária sobre o pensar sobre o meio ambiente da cidade de Manhuaçu. O Unifacig constrói, transforma e remodela o futuro do profissional mais uma vez!”, declarou a coordenadora Isabelle Brissio.
Após a avaliação por uma comissão, as produções foram premiadas no palco do Cine João Bracks:
Melhor Roteiro
O que é o lixo para você? – Turma 2A – Direito
Melhor Trilha Sonora
Lixo Você faz parte disso! – Administração e Contábeis
Melhor Documentário
Rastro do amanhã: o legado do lixo – Turma 2B – Direito
Documentário mais importante
Nos bastidores da Administração Pública – Administração e Contábeis
Melhor Fotografia
Rastro do amanhã: o legado do lixo – Turma 2B – Direito
Melhor produção artística
Vidas no Lixão: um retrato do Impacto social – Administração e Contábeis
Documentário mais original
Dinheiro no Lixo: impactos financeiros acarretados pela resíduos – Administração e Contábeis
Documentário mais impactante
Vidas no Lixão um retrato do Impacto social – Administração e Contábeis