Portal Caparaó - Boston City conquista o Certificado de Clube Formador junto à CBF
Esportes

Boston City conquista o Certificado de Clube Formador junto à CBF

15/12/2023 - Atualizado em 15/12/2023 11h39

MANHUAÇU (MG) - O Boston City conquistou o Certificado de Clube Formador (CCF) junto à Confederação Brasileira de Futebol. O documento tem como objetivo atestar o processo adequado de formação de atletas e resguardar direitos importantes ao clube nas futuras negociações de jogadores.

“Esse crescimento representa muito para nós. É um processo extremamente doloroso. Não é apenas difícil, é longo. Buscamos esse processo de certificação como um dos primeiros pontos a serem atingidos dentro do nosso. Dentro do mercado nos diferenciamos a partir de hoje em menos de 5% dos clubes federados junto à CBF, isso é motivo de orgulho. Isso nos motiva a buscar ainda mais resultados”, destaca Sérgio Pinheiro, diretor executivo do Boston City.

Para conceder a certificação, a CBF exige o cumprimento de uma série de regras estabelecidas por lei, como participar de competições oficiais, apresentar documentos, ter uma boa estrutura para treinos e alojamento, ter programa de treinamento compatível com faixa etária, proporcionar assistência técnica, médica e psicológica aos jovens jogadores, entre outras.

“Nós somos um clube formador, temos como DNA isso, somos um centro de desenvolvimento de talentos e agora é comprovar que oferecemos aos nossos atletas uma formação completa. Além de demorado, é um processo árduo. Foi um levantamento de todo o aspecto multidisciplinar que temos aqui no Centro de Treinamento, de como desenvolvemos esses atletas e, por fim, é analisada nossa estrutura que oferece aos nossos jogadores conforto e acolhimento para o desenvolvimento”, explica o gerente de futebol do Boston, Lucas Góes.

Em Minas, além do Boston City, apenas América, Atlético Mineiro e Cruzeiro, na capital e Inter de Minas, em Itaúna, Dínamo, de Araxá e Coimbra, de Contagem, possuem a certificação.

“Temos agora mais uma segurança jurídica com os contratos de formação de atletas, temos o reconhecimento nacional e vamos usar disso para atingir nossos objetivos. Aumenta nosso poder de negociação, temos um investimento alto aqui e no clube e agora temos esse reconhecimento certificado e que comprova que nosso investimento é pra negociar de igual para igual com qualquer clube do Brasil”, reforçou Lucas.

Neste processo, a confederação realizou uma vistoria na Centro de Desenvolvimento de Talentos, onde o clube realiza seus treinamentos e aloja os atletas.

“Acredito que é uma aceleração do caminho que nós buscamos. Está longe do que desejamos, mas passa obrigatoriamente por essa necessidade. A certificação não é apenas uma chancela, é um propósito que se agiganta a partir de hoje. Todo nosso planejamento para os próximos anos gera uma responsabilidade maior agora. Isso pra nós é trabalhar agora com um planejamento mais longo porque desejamos ser nos próximos anos um dos clubes com maior potencial de exposição enquanto formador de talentos de alto rendimento”, completa Sérgio Pinheiro.

Nos últimos anos, o Boston City foi responsável pela formação do jogador Paulo Vitor, vendido no último mês ao Atlético-MG.

Na base, o clube também negociou atletas como: André Luiz e Weverton (Atlético), Pedro Santa Rosa (Cruzeiro), Wesley Alvim e Gabriel Rozário (Red Bull Bragantino), Felipe Tomé (Bahia), Gabriel Marcelino (Palmeiras), Dudu (Athletico) e Guilherme (América-MG), além do atacante Cauan Lucas, emprestado ao MFK Karviná, da República Tcheca.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.