MANHUAÇU (MG) - O artista plástico João Rosendo e sua equipe iniciaram na quarta-feira, 13/12, os serviços de instalação dos braços e da peneira da estátua do cafeicultor, no trevo da BR-262, em Manhuaçu. A restauração também contempla reparos na estrutura com fibra de vidro.
Erguida há 21 anos, pelo artista João Rosendo, a obra é tombada pelo patrimônio histórico de Manhuaçu e sofreu danos com atos de vandalismo e a ação do tempo. “Tivemos um problema num acidente que atingiu um dos braços. A Secretaria de Cultura e o Conselho de Patrimônio, respeitando a tradição e a história, nos chamou para fazer a restauração”, conta João Rosendo.
João Rosendo explica que a fibra de vidro é um material leve e resistente, tanto que a obra já passou de duas décadas, mas que os danos muitas vezes são causados por ação de vândalos, utilizando material cortante para perfurar a estrutura.
A primeira etapa foi a instalação dos braços e mãos segurando a peneira. Com o tempo se mantendo firme e o trabalho de pintura, a expectativa é que a estátua seja concluída até o Natal.
“Queremos entregar rapidamente, já que é uma referência da cidade e muito importante nesse período de fim de ano, que muitos turistas passam e param para tirar fotos”, concluiu.
Com informações do Tribuna do Leste