MANHUAÇU (MG) - Na busca por conhecimento e experiência, uma delegação de Manhuaçu está participando da 10ª Expocatadores 2023, em Brasília, capital federal. O evento, que começou na última terça-feira (19) e termina nesta sexta-feira (22), reúne delegações de catadores de todo o Brasil e América Latina, governos, pesquisadores acadêmicos, defensores de direitos, órgãos do judiciário, iniciativa privada e entidades da sociedade civil. A iniciativa é do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR, ANCAT e UNICATADORES.
A delegação manhuaçuense é composta pelo diretor do Samal Kilder Perígolo, a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus, a assistente social Ivonete de Paula e os catadores de recicláveis José Eloi e Marcos Braz Machado, ambos moradores do bairro São Francisco de Assis.
A participação da delegação do município tem por objetivo o conhecimento de experiências exitosas e trazê-las para Manhuaçu. “Nós temos que solucionar o problema do descarte dos resíduos sólidos em Manhuaçu, já estamos neste processo de fechamento do lixão e para que isso dê certo, precisamos implantar a reciclagem em Manhuaçu. Os catadores são importantes neste processo e por isso estamos aqui para conhecer sobre outras associações, sobre outras experiências e voltarmos para o nosso município e darmos seguimento neste processo”, comentou Kilder Perígolo.
A participação da assistência social neste processo é fundamental, pois dá o suporte e o amparo nesta transição aos catadores, explica Eleni de Jesus. “Nós fizemos um levantamento prévio de quantos catadores de recicláveis existem em Manhuaçu, com o objetivo de auxiliarmos neste processo, fazermos com que eles se organizem, para que não percam a sua fonte de renda”.
SECOM Prefeitura de Manhuaçu