Portal Caparaó - Livro sobre a República de Manhuaçu será lançado hoje
Entretenimento

Livro sobre a República de Manhuaçu será lançado hoje

10/09/2009 - Atualizado em 19/09/2009 19h28

A cidade de Manhuaçu foi cenário de um acontecimento único na história. Em 1896 foi proclamada a República de Manhuaçu, e por 22 dias o município se tornou um país, com direito até a moeda própria. O professor Flávio Mateus, em sua dissertação de mestrado em História pesquisou esta experiência. Agora seu trabalho será publicado no livro “A República do Silêncio”, em que questiona o porquê de se falar tão pouco deste acontecimento tão importante na história e onde também relata os acontecimentos da época.

A República de Manhuaçu foi proclamada pelo Coronel Serafim Tibúrcio, um líder político da região que perdeu as eleições. Ainda que como protagonista deste episódio, Tibúrcio também contou com o apoio de outras figuras importantes da ápoca. No entanto a experiência chegou a seu fim apenas 22 dias depois de começada, após uma invasão do exército brasileiro. Este resgate histórico, com detalhes, estará nas páginas do livro escrito pelo professor, que destacou ter realizado um amplo e profundo levantamento, envolvendo os mais diversos pontos de pesquisa.

VEJA VÍDEO COM ENTREVISTA COM O AUTOR

A história da República de Manhuaçu não conta apenas o passado deste município, mas também de toda uma ampla região na qual se insere Caratinga. De acordo com o professor Flávio é possível entender muito da história da região através das pesquisas realizadas e apresentadas em seu trabalho.

O livro “A República do Silêncio” será lançado no dia 19, sábado, na casa da Cultura em Manhuaçu, às 20 horas.

O assessor de imprensa Daniel Corrêa está auxiliando na divulgação do trabalho do professor Flávio. Ele afirma que o livro será um sucesso e que já estudam projetos para torná-lo um documentário.

TV Super Canal Caratinga - 10/09/09 - 17:19

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.