Portal Caparaó - Cafés das mulheres de Alto Jequitibá são premiados no Concurso Florada
Agronégocios

Cafés das mulheres de Alto Jequitibá são premiados no Concurso Florada

03/01/2024 - Atualizado em 03/01/2024 18h01

REDAÇÃO - Produtoras de Alto Jequitibá foram as grandes campeãs de 2023 do Concurso Florada Premiada. A 6ª edição da premiação para as mulheres da cafeicultura teve ainda o recorde de pontuação, com o café da Nair de Jesus Barroso dos Santos, do Sítio Barroso, em Alto Jequitibá, que atingiu 92,42 pontos.

Completam o ranking das grandes campeãs da categoria arábica via úmida, as produtoras Maria Aparecida Barroso dos Santos, Sítio Vargem Grande, em Alto Jequitibá, com 90,94 (2º lugar); e Marilda Mafort, do Sítio das Colinas, também em Alto Jequitibá, com 90,08 pontos (3º lugar). A presidente da AMUC, Cíntia Matos, participou da entrega da premiação como incentivadora das produtoras da cafeicultura das regiões das Matas de Minas e Caparaó.

A 3corações reuniu um time de peso - que contou com a presença do Padre Fábio de Melo, da cantora Simone Mendes e de mais de 1,5 mil cafeicultoras – na celebração que premiou as 60 finalistas do Concurso Florada Premiada, além 23 campeãs regionais.

A competição recebeu inscrições de mulheres de 29 regiões cafeeiras do Brasil, de 265 cidades do país. Parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), mais de 5.200 cafeicultoras já passaram pelo concurso desde seu lançamento, resultando em mais de 266 toneladas de microlotes de cafés de alta qualidade comercializadas (pontuação 84 a 90+ pontos).

Lançado em 2017, o Projeto Florada recebeu destaque da Organização das Nações Unidas (ONU) – Rede Brasil Pacto Global (ODS 2019) como iniciativa que gera visibilidade, oportunidade de negócios e renda para as mulheres cafeicultoras de todas as regiões do país. Por meio do Concurso Florada Premiada, a marca seleciona microlotes de produtoras de café, compra e distribui os grãos especiais premiados revertendo 100% do lucro obtido. Em edições limitadas, as embalagens dos cafés especiais estampam a foto da responsável pelo cultivo, conectando quem consome a quem produz o café. A linha Florada de cafés especiais está à venda em supermercados de todo o Brasil em edições limitadas e na loja online.

Em sua 6ª edição, o Concurso Florada Premiada recebeu 1.168 inscrições de mulheres produtoras de regiões cafeeiras de todo o Brasil. “O Florada é uma iniciativa que valoriza e reconhece todas as produtoras de café do Brasil, são grãos carregados de histórias que vão além da xícara. Geramos visibilidade para mulheres empreendedoras, permitindo que os sonhos delas floresçam. Um projeto que transforma vidas. Tem muita verdade e muito respeito pelo grande trabalho envolvido, pelo cuidado e amor no cultivo dos grãos destes cafés tão especiais”, explica Patrícia Carvalho, Gerente de Cafés Especiais do Grupo 3corações e cafeicultora.

A região também está presente nas grandes campeãs regionais, na categoria arábica, com a produtora Ângela Maria da Costa Oliveira, com 89.14, do Sítio Pedro Varinha, em Manhuaçu; e a produtora Maria Aparecida da Silva, com nota 86.33, do Sítio Terra Boa, de Caratinga. Na categoria canéfora, Denise Morone Perígolo, do Sítio São Pedro, em Simonésia, ficou entre as campeãs regionais com nota 85.83.

As finalistas do concurso terão os microlotes de grãos especiais distribuídos pela 3 Corações e 100% do lucro obtido é revertido para o projeto. Em edições limitadas, as embalagens dos cafés especiais estampam a foto da responsável pelo cultivo, conectando quem consome a quem produz o café.

As 3 primeiras finalistas do Concurso Florada participarão ainda de uma missão técnica internacional para conhecer o ecossistema cafeicultor de Honduras e El Salvador, com direito a acompanhante.

Redação do Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.