MANHUAÇU (MG) - O 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), sob comando do Tenente Coronel Luciano Reis, fez um balanço do ano de 2023, ano em que a Unidade PM enfrentou grandes desafios com relação aos homicídios, mas alcançou uma redução da incidência dos crimes violentos de maneira geral, por meio de um grande esforço da Polícia Militar no combate às organizações criminosas.
No ano em que o 11º BPM ainda comemorou 60 anos de instalação, o comando da Unidade realizou eventos que marcaram esta data tão significativa para a Polícia Militar e também promoveu uma verdadeira revolução nas instalações físicas da sede da Batalhão, com grandes obras realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Manhuaçu e Câmara Municipal de vereadores.
RESULTADOS OPERACIONAIS
A Unidade Militar alcançou redução de 10% nos registros de crimes violentos, se comparados ao ano de 2022. Em 2023 foram registrados 325 crimes violentos em toda a área da Unidade, composta por 24 municípios, ao passo que no ano anterior foram 362 registros. Com destaque para a 29ª Cia PM, com sede em Manhumirim, que atingiu a redução de 17% nos registros de crimes violentos.
Dentre os crimes violentos, os registros de roubos (consumados e tentados), diminuíram em 16,6%. Em 2022 foram registrados 138 roubos na área do Batalhão, já em 2023 foram 115 registros. Destaque para o município de Manhuaçu com uma redução de 17,6% nesses registros, caindo de 51 em 2022 para 42 em 2023. Há que se destacar a zona rural de Manhuaçu onde os registros de roubo acompanharam a redução do ano anterior e se mantiveram em índices muito baixos, apenas 6 registros.
Com relação aos crimes de furto, houve 7,6% de redução na área da Unidade. Com destaque para Manhuaçu que obteve o resultado de 8,2% de diminuição dos furtos e São José do Mantimento com a menor quantidade de registros, apenas 5 durante todo o ano.
Novamente a Unidade se destacou no combate às organizações criminosas, que utilizam da violência para ampliarem áreas de influência do tráfico de drogas. O resultado das estratégias desenvolvidas foi a redução significativa de homicídios consumados na cidade de Manhuaçu, onde, comparando os números de 2023 com os de 2022, a quantidade diminuiu de 25 para 17 vítimas do citado delito. O desafio no ano de 2024 é que as ações/operações realizadas se convertam em reduções em outros municípios do Batalhão.
RETROSPECTIVA DAS PRINCIPAIS OPERAÇÕES
A análise que a Polícia Militar faz desses dados é que o tráfico de drogas ainda está entre as principais causas de mortes violentas na área do 11º BPM e por conta desse cenário a PM desencadeou importantes operações que visaram a desarticulação da criminalidade organizada.
Na área do 11º BPM foram realizadas 22.509 operações preventivas e repressivas. Os esforços empregados pela Polícia Militar, por diversas vezes ainda demandam ações de inteligência para a repressão qualificada de organizações criminosas, atuando de maneira integrada com a Polícia Civil e o Ministério Público e com instituições dos estados que fazem divisa com Minas Gerais.
As operações de inteligência resultaram em grandes golpes nas organizações criminosas presentes na área do Batalhão. As principais, em sua maioria, ocorreram em Manhuaçu e Simonésia, redundando em apreensão de mais de 200 barras de maconha e 01 fuzil.
Quanto a apreensão de armas de fogo, novamente o 11º BPM se destacou na 12ª Região de Polícia Militar como a Unidade que mais apreende arma de fogo. No ano foram apreendidas 163 armas, sendo que a maioria estavam em poder de organizações criminosas envolvidas com o tráfico de drogas e homicídios.
ESTRATÉGIAS DE PREVENÇÃO CRIMINAL
Prevenção à violência doméstica: em Manhuaçu o 11º Batalhão conta a uma equipe especializada neste atendimento, a Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica – PPVD, que no ano de 2023 atingiu ótimos resultados de resposta imediata em seus atendimentos, estando em 1º lugar no estado de MG neste quesito.
Acompanhamento de casos de conflitos interpessoais, onde os envolvidos em crimes de menor gravidade como ameaças e lesões corporais são visitados por policiais militares, com objetivo de mediar tais conflitos e evitar a evolução para ocorrências mais graves, principalmente contra a vida. Há também o acompanhamento sistemático dos egressos do sistema prisional, em que os militares realizam visitas domiciliares a indivíduos que cumprem pena em regime de semiliberdade, oferecendo-lhes oportunidade para a reinserção à sociedade e buscando evitar a reincidência criminal.
As operações de prevenção às desordens no trânsito também se tornaram foco no ano de 2023, com a intensificação de ações para garantir maior segurança no trânsito e maior tranquilidade da comunidade, que vem sofrendo com as condutas irresponsáveis de criminosos que colocam em risco a vida das pessoas com a realização de manobras perigosas em via pública, além de perturbarem o sossego da comunidade com suas descargas barulhentas e buzinas inoportunas. Foram registradas 2.783 operações de prevenção às desordens no trânsito na área do Batalhão, com 23.075 veículos fiscalizados, 1.316 veículos removidos/apreendidos, além de 6.628 autos de infração de trânsito confeccionados e 336 pessoas presas.
ANIVERSÁRIO DO 11º BPM
Em agosto de 2023, o 11º Batalhão completou 60 anos de existência, sendo marcado por solenidade comemorativa e eventos grandiosos, como a 20ª edição do Passeio Ciclístico; o torneio desportivo Sentinela do Caparaó; a solenidade militar, que muito valorizou os veteranos da Unidade; a 18ª edição do Baile de Gala e o Concerto da Agremiação Musical Sentinela do Caparaó, que trouxe muita emoção a todos que estiveram presentes no evento.
O ano de 2023 também foi marcado por importantes obras que revolucionaram as instalações físicas da sede do 11º BPM, projetos que reforçaram o compromisso do Comando com a qualidade de vida e com as condições de trabalho dos militares e funcionários civis da Unidade, para que possam desempenhar suas funções em prol da comunidade.
Diversas obras foram inauguradas, destacando-se a ampliação e novas instalações das seções de inteligência; planejamento e emprego operacional; comunicação organizacional; a sala de imprensa Subtenente Wagner Orlandi; a reestruturação do Memorial Sentinela do Caparaó e a nova sede da 72ª Cia PM. Também foram reformadas e/ou construídas novas estruturas de intendência, banheiros e vestiários e a reforma do palanque oficial de eventos da Unidade. Houve ainda a renovação da frota e dos equipamentos, com a chegada de novas viaturas. E está em andamento a completa reestruturação da rede de rádio da Unidade com aquisição de equipamentos digitais de última geração. Tudo para potencializar o serviço de segurança pública prestado à nossa comunidade.
AGRADECIMENTOS
Concluindo mais um ano de comando do 11º Batalhão, o Comandante, Ten Cel PM Luciano Reis, reafirma a importância de um trabalho integrado e sinérgico com todos os demais órgãos que compõem o sistema de Defesa Social (Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Sistema Prisional, Ministério Público, Poder Judiciário), os poderes executivos e Legislativos municipais, Conselhos de Segurança, Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC e sociedade civil organizada.
O Comandante enfatiza, agradece e parabeniza todos os militares e funcionários civis da Unidade, que, incansavelmente e com muita dedicação, contribuíram para os resultados e crescimento institucional e finaliza desejando a todos um ano de 2024 com muitas realizações e bençãos.
Fotos Arquivo Portal Caparaó