Os cafeicultores mineiros têm até 6 de setembro deste ano para se inscrever no 4º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Podem participar os produtores de café arábica que se enquadrarem nas seguintes categorias: Café Natural e Café Cereja Descascado e Espolpado/Desmucilado. O concurso é organizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e pela Universidade Federal de Lavras (Ufla).
"É uma boa oportunidade para os produtores demonstrarem sua preocupação com a qualidade e aumentar o valor de mercado do café produzido em Minas Gerais. Desta forma, o Governo de Minas estimula o aumento de renda dos cafeicultores e a conquista de mercados cada vez mais exigentes", afirma o presidente da Emater-MG, José Silva Soares.
As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, nos escritórios da Emater-MG em todo o Estado. Cada amostra deve conter dois quilos de café beneficiado e deve ser acondicionada somente nas embalagens padronizadas, distribuídas nos escritórios da Emater-MG, com o rótulo devidamente preenchido. Somente serão aceitos cafés da safra 2007/2008, tipo 2 para melhor, de acordo com a tabela oficial brasileira de classificação de bebida apenas mole ou superior, nas peneiras 16 acima, com vazamento máximo de 5% e umidade máxima de 11,5%.
A classificação física e sensorial dos cafés concorrentes será realizada na Universidade Federal de Lavras. As amostras finalistas participarão de um leilão, a ser realizado em novembro em Belo Horizonte, para compradores nacionais e internacionais, com lance mínimo de 50% em relação à cotação do produto no mercado.
LEILÃO
No leilão realizado com os finalistas do concurso de 2006, o ágio chegou a cinco vezes o valor de mercado, o que dá uma idéia do quanto os compradores valorizam o café de qualidade superior. No 3º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas foram inscritas 1.598 amostras, 80% a mais do que na edição anterior do concurso, em 2005. A expectativa para a edição 2007 do concurso é alcançar 3 mil inscrições.
Minas Gerais é o maior produtor nacional de café, com cerca de 50% do volume colhido no país. O produto corresponde a 40% das exportações do Estado e a cafeicultura está presente em 690 municípios mineiros, com mais de 90 mil propriedades produtoras.
23/04/07 - 09:46 - Agência Minas