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Termina na sexta-feira o prazo para efetivar a matrícula na rede estadual de ensino

09/01/2024 - Atualizado em 09/01/2024 16h11

MANHUAÇU (MG) - Atenção, pais, responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos que realizaram o Cadastro Escolar 2024, termina nesta sexta-feira (12/01), o prazo para a confirmação das matrículas de estudantes na rede pública estadual de ensino. Para efetivação da matrícula é necessário comparecer à escola para a qual o aluno foi encaminhado e apresentar a documentação solicitada. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) reforça que só estarão com a vaga garantida nas escolas estaduais aqueles que fizerem essa validação dentro do prazo. O ano letivo tem início no dia 5/02.

Para a efetivação da matrícula, pais, responsáveis ou os próprios estudantes maiores de 18 anos devem apresentar todos os documentos que constam na Resolução SEE nº 4.917/2023 e comprovar os dados informados no Cadastro Escolar 2024, realizado por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).

A confirmação da matrícula deve ser feita de forma presencial na secretaria da escola à qual o estudante foi encaminhado pelo Sucem. “Chamo atenção de toda comunidade escolar quanto ao período de confirmação da matrícula, pois este é o segundo momento, após terem realizado o cadastro para 2024, pelo Sucem. Lembramos que os documentos informados no cadastro devem ser apresentados na unidade escolar à qual o estudante foi encaminhado para confirmar a matrícula e garantir a vaga”, explicou o subsecretário de Articulação Educacional, Gustavo Pedroso. 

Baixa Procura

Na área da 20ª SRE/Manhuaçu, a baixa procura de pais ou responsáveis para matrícula presencialmente na escola para qual o estudante foi encaminhado tem preocupado os profissionais da educação. “Vale reforçar que o prazo se encerra nesta sexta-feira, dia 12 e caso a matricula não for efetivada na escola indicada pelo Sucem, o aluno pode perder a vaga e ficar fora da escola neste ano de 2024”, explica a Diretora Educacional da 20ª SRE/Manhuaçu Gisele Henrique de Morais “No município de Manhuaçu foram encaminhados 1293 alunos para as escolas estaduais e até o presente momento somente 491 confirmaram a matrícula”, completa.

Após o dia 12, as vagas não confoirmadas retornaram para o Sucem. “É muito importante que o responsável compareça a escola com todos os documentos e com comprovante de residência que comprove o endereço informado a época do cadastro”, reforça Gisele de Morais.

Adesão Sucem

Em todo o estado, 714 municípios aderiram ao Sucem. Veja a lista com todos os municípios participantes neste link. Desta forma, por meio do zoneamento, o Sucem indica as escolas estaduais ou municipais mais próximas do endereço informado do candidato, de acordo com a etapa de ensino pretendida, durante o Cadastro Escolar. 

Rede municipal

Já os estudantes que foram encaminhados para alguma escola da rede municipal de ensino devem observar o calendário estabelecido por cada cidade e entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação para realizar a confirmação da matrícula.

Vagas remanescentes

Os estudantes que perderam o prazo de inscrição entre os meses de outubro e novembro poderão tentar uma vaga novamente, no período de 22/1 a 2/2, pelo site do Cadastro Escolar. Nas vagas excedentes, o encaminhamento será realizado de acordo com a disponibilidade nas escolas da região ao endereço do estudante.

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