SÃO JOÃO DO MANHUAÇU (MG) - A NetZero e a Prefeitura de São João do Manhuaçu apresentaram na noite desta segunda-feira, 15/01, a proposta da primeira fábrica de Biochar em São João do Manhuaçu, num investimento de 25 milhões de reais. A reunião aconteceu no Salão Paroquial com a presença de lideranças e produtores rurais de todo o município.
O Prefeito Sérgio Camilo, acompanhado do vice-prefeito Zé Braz, do secretário de Agricultura Itamar José de Abreu, dos vereadores Silvânio Moisés, Leninha do Preto e João Carlos apresentou a NetZero e detalhou o histórico até agora em busca de viabilizar essa nova indústria para o município, com uma proposta para uma agricultura mais sustentável e produtiva.
“Para nós tem uma grande alegria, porque são projetos que nós trabalhamos no tripé social, a sustentabilidade, questão do meio ambiente, porque a gente vai estar trabalhando na questão do sequestro de carbono, e também a questão econômica, sobretudo a geração de emprego para o município. Então a gente tem alegria de anunciar, que a NetZero terreno já definido para essa nova indústria em São João do Manhuaçu. Com total apoio nosso, enquanto prefeito, do meu vice, Zé Braz, que inclusive é produtor de café e está aqui também participando e se inteirando”, destacou Sérgio Camilo.
Ainda houve a apresentação do Diretor de Produção e Comercialização da Coocafé, Pedro Antônio Araújo, sobre a parceria com a NetZero em Lajinha, onde foi construída a primeira planta.
O cofundador da NetZero e CEO da NetZero Brasil, Pedro de Figueiredo, realizou apresentação acompanhado da equipe, formada pelos colaboradores Fernando Rocha, Sandro Ramos, Tarcísio Gomes, Milano Zinato e Jeferson Carneiro.
A equipe da NetZero compartilhou informações sobre como a usina opera de forma sustentável e assim contribui para uma agricultura mais produtiva. Na parte final, houve espaço para perguntas dos produtores rurais, visando orientar e dar total transparência do funcionamento da unidade.
O CEO da NetZero, Pedro de Figueiredo, conta que a meta agora é conseguir a quantidade mínima de 12 toneladas de palha de café com os produtores da região. A partir desses contratos, a previsão é iniciar as obras e colocar a fábrica em funcionamento seis meses depois.
“Quero agradecer ao Prefeito Sérgio Camilo, que colocou todo o seu empenho nesse projeto. E eu agradeço imensamente ao prefeito, ao vice-prefeito por tudo que têm feito para a NetZero se instalar aqui. A planta de São João do Manhuaçu é projetada para atender um raio de cerca de 25 a 30 quilômetros de onde a fábrica está. Portanto, a gente vai beneficiar, não é só São João do Manhuaçu, mas também Santa Margarida, Mátipó, Luisburgo, Divino, Orizânia, toda essa região. A gente olha essa região onde os produtores vão ser beneficiados”, destacou Pedro de Figueiredo.
A NetZero inaugurou sua primeira unidade em Lajinha, no ano passado. Em agosto, começou a construção da segunda usina em Brejetuba (ES).
Carlos Henrique Cruz - Portal Caparaó