MANHUAÇU (MG) - O canil e a clínica veterinária municipais de Manhuaçu foram alvos de fiscalização do Ministério Público de Minas Gerais e das Polícias de Meio Ambiente e Civil no último dia 11/01.
Foram constadas diversas irregularidades, como ausência de rede elétrica funcional, falta de um auxiliar para a realização de manutenção de ambientes e de equipamentos, ausência de desratização (para evitar a presença de roedores), falta de higienização permanente do canil entre outros.
A fiscalização teve com objeto o regular acompanhamento do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com o município de Manhuaçu em novembro de 2017, objeto do processo judicial de n.° 5000070-18.2016.8.13.0394.
Durante os trabalhos foi observado ainda o não fornecimento e manutenção, de forma permanente e adequada, medicamentos, inclusive anestésicos aos médicos veterinários, tendo em vista a apreensão de diversos medicamentos com datas de validades vencidas. Além disso foi constatada também a ausência de alimentação e cuidados médicos dos animais ao menos um dia na semana, tendo em vista que aos domingos, não há cuidador no canil, que conta atualmente com sete animais.
Conforme a 3ª Promotoria de Justiça de Manhuaçu, o MP seguirá com as investigações que têm por base o cumprimento do TAC anteriormente firmado, bem como denúncias realizadas pela sociedade.
A referida fiscalização foi realizada com base em elementos de informação e de prévias diligências no local realizadas pela Promotoria de Justiça e também pelas polícias.