Portal Caparaó - Câmara de Manhuaçu debate Projeto de Lei sobre o Bolsa Atleta em reunião
Política

Câmara de Manhuaçu debate Projeto de Lei sobre o Bolsa Atleta em reunião

23/01/2024 - Atualizado em 23/01/2024 20h14

MANHUAÇU (MG) - Reunião realizada na Câmara Municipal de Manhuaçu na tarde desta segunda-feira (22/01) discutiu o projeto de lei 113/2023, de autoria do poder executivo e que institui o programa Bolsa Atleta no município. O projeto encontra-se em trâmite no poder legislativo e foi tema de debate entre os vereadores, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Victor Carneiro Rocha, e representantes do Conselho Municipal de Esporte e de diversas modalidades esportivas em Manhuaçu.

O encontro foi sugerido pelo vereador Inspetor Juninho Linhares (PMN) durante a reunião de comissões realizada na semana passada. Na ocasião, o parlamentar solicitou vista do projeto para melhor analisar o documento e ouvir sugestões de praticantes de esportes do município. O próprio Linhares conduziu a reunião desta segunda-feira.

Na abertura da sessão, o vereador passou a palavra para o secretário municipal de Esporte e Lazer para que ele explicasse o projeto. Victor Carneiro Rocha informou que a ideia é instituir em Manhuaçu o programa Bolsa Atleta, projeto que já existe nos níveis federal e estadual. O objetivo é beneficiar atletas federados e não federados e também técnicos nas mais variadas modalidades esportivas com a concessão de bolsas. De acordo com Rocha, a proposta foi elaborada a partir de projetos técnicos preexistentes.

O representante do Conselho Municipal de Esporte, Ederson Estanislau Fialho, lembrou que as discussões realizadas até o momento evoluíram para incorporar atletas não federados e para ampliar o número de modalidades esportivas atendidas. Segundo ele, as conversas também levaram em consideração o tempo de preparação dos atletas para a participação em torneios, transporte, hospedagem, alimentação e custo de inscrição.

A corredora da Amacor, Michelle de Souza Gomes, questionou o fato de o documento não deixar claro como seria constituída a comissão técnica que julgará os inscritos no programa. A vereadora Eleonora Maira (PSB) também apontou esta lacuna no projeto.

Ajuda de custo

O vereador Gilmar Cuca (Pros) defendeu a inclusão de uma ajuda de custo para pais de atletas portadores de necessidades especiais. Ele ressaltou que estes esportistas dependem dos pais para participarem de eventos.

O corredor da equipe Superação, Eduardo Satil, solicitou que os contemplados com o programa Bolsa Atleta também possam ter a possibilidade de angariar patrocínios. O advogado Vinícius de Resende defendeu que o projeto seja mais debatido para que as regras fiquem claras e o documento não apresente brechas. O professor de educação física e praticante de vôlei e peteca, Victor Hugo Lobato Vieira, disse esperar que a lei saia do papel e traga benefícios para os atletas e técnicos de Manhuaçu.

A vereadora Mariley Assistente Social (PP) falou sobre a necessidade de os esportistas se cadastrarem na lei para que seja possível fazer um bom planejamento. Eleonora Maira destacou a importância dos pedidos de vista para as discussões sobre o projeto. Além de Juninho Linhares, a vereadora havia pedido vista do projeto antes do recesso parlamentar no ano passado.

Cléber Benfica (PP) considerou importante a reunião para se chegar a um consenso. Para ele, o projeto irá somar para os atletas profissionais e amadores do município. Jânio do Catinga (Pode) ressaltou a relevância da proposição e disse que Manhuaçu poderá ser referência nos esportes.

O atleta amador de vôlei, Walace do Amaral, o atleta de basquete da equipe Gorillaz, Mateus Franciny de Morais, a corredora da equipe Superação, Ediana Pereira da Silva, e Washington Baptista, também corredor da equipe Superação, foram outros esportistas a se manifestaram durante o encontro. Os vereadores Elenilton Martins (PT), Zé Eugênio (MDB), Administrador Rodrigo (DC), Kelson Santos (PSD), o procurador jurídico da câmara, Luiz Antônio de Assis, e o assessor contábil Aldrin Teodoro Dutra também participaram da reunião.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.