HOLANDA - O Ministério Público da Holanda pediu a internação compulsória do mineiro de Matipó, Begoleã Mendes Fernandes, de 26 anos. Ele é suspeito de matar o amigo, também brasileiro, Alan Lopes, de 21 anos, em Amsterdã.
Segundo a promotoria, a perícia concluiu que Begoleã desenvolveu um delírio paranoico em relação à vítima – ele se convenceu equivocadamente de que o amigo era canibal e de que pretendia matá-lo e depois comê-lo. O delírio e o medo teriam motivado o homicídio.
Ainda de acordo com o Ministério Público, o crime foi planejado. No dia 26 de fevereiro de 2023, o suspeito foi a casa de Alan, em Amsterdã, brigou com ele e o matou a facadas.
Begoleã foi detido no dia seguinte em um aeroporto de Lisboa, com carne na mala. Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal, ele pretendia viajar para Belo Horizonte e apresentou um cartão de identidade italiano, além de portar outros documentos de identificação em nome de terceiros, o que levantou suspeitas.
Duas semanas depois, o suspeito foi extraditado para a Holanda, onde está preso desde 13 de março passado.
Um jornal português chegou a divulgar que a carne carregada na mala era humana, mas a polícia holandesa confirmou que o produto tinha origem bovina.
A previsão é que o julgamento do brasileiro, iniciado neste mês, seja concluído no dia 8 de fevereiro.
Por Rafaela Mansur, g1 Minas — Belo Horizonte