IBATIBA (ES) - Moradores de Ibatiba, na região do Caparaó, sofreram com alagamentos de ruas, durante uma chuva atingir o município, na noite desta quinta-feira (1). Várias ruas ficaram alagadas e residências foram atingidas pela água, com a subida repentina do nível do Rio Pardo. No entanto, a Defesa Civil não confirma que teria sido fruto de uma tromba d'água nas cabeceiras do rio, como dito por algumas pessoas.
Conforme informações da Prefeitura de Ibatiba, dezenas de residências ficaram alagadas e não existe qualquer registro de pessoas feridas. E a Defesa Civil Municipal ainda está apurando os motivos, pois não ocorreu grande incidência de chuvas no município. Por isso, talvez a ideia divulgada, não oficialmente, que teria ocorrido uma tromba d'água na região.
De acordo com a Defesa Civil, a água atingiu principalmente os bairros Trocate, Promorar I, parte baixa dos bairros Floresta I e Boa Esperança, além de parte do Centro da cidade. Contudo, informações passadas por vídeos e fotos em redes sociais, mostram que, na zona rural também teriam sido registradas ocorrências, com córregos passando por cima de estradas e a enchente invadindo a escola da localidade de Santa Maria de Baixo. No entanto, isso ainda não foi confirmado pela Defesa Civil Municipal.
Na manhã desta sexta (2), a equipe da Prefeitura de Ibatiba, com a presença do prefeito Luciano Pingo, está dando a assistência necessária para as famílias atingidas. Além de iniciar o trabalho de recuperação de estragos causados pelas águas dos alagamentos. "Desde a noite de ontem (quinta, 1), nossa equipe está prestando apoio à população e, principalmente, a Secretaria de Assistência Social está dando esse primeiro suporte aos atingidos", destaca o prefeito.
A Prefeitura também divulgou nota orientando a população, em caso de necessidade, por causa dos alagamentos, a procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras de Ibatiba). E, em caso de emergência, a pessoa deve ligar para o telefone (28)99955-7763.
Prefeitura de Ibatiba e A Notícia do Caparaó