SANTA MARGARIDA (MG) - Em Santa Margarida, o prefeito e médico Ilbnelle Santana Otoni resolveu fazer um experimento social no último dia do Carnaval, na terça-feira, no distrito de Ribeirão de São Domingos. Vestido de catador de latinhas, ele circulou em meio ao público e experimentou um carrossel de sentimentos e olhares.
Ilbnelle Santana decidiu aproveitar a festividade e sentir como as pessoas vulneráveis são vistas. Para garantir a autenticidade de sua transformação, ele contratou um maquiador da cidade.
Durante uma hora, o maquiador trabalhou meticulosamente, transformando o prefeito em um catador de latinhas. Além da maquiagem para dar um aspecto sujo e marcas de feridas, o processo contou com uma barba e uma peruca e roupas surradas.
Em Ribeirão São Domingos, Ilbnelle Santana desceu do carro em uma rua escura, sem movimentação, e depois adentrou a festa como um dos catadores de latinhas, que são tão comuns nesses eventos.
Ao final da noite, após ninguém reconhecê-lo, o locutor anunciou que ele estava no meio do povo, vestido de forma inusitada. Um morador, depois do anúncio, percebeu que ele era “estranho” na comunidade e a identidade foi descoberta.
“Eu percebi olhares de medo, curiosidade e desprezo. No entanto, também testemunhei gestos de solidariedade em meio à festa. A experiência me fez refletir sobre a desigualdade social e a importância de estender a mão ao próximo. Afinal, todos somos seres humanos e merecemos respeito e dignidade, independentemente de nossa condição socioeconômica. Eu senti na pele como muitas vezes julgamos superficialmente as pessoas com base em suas aparências, sem conhecer suas histórias e lutas pessoais. Aquele traje simples me mostrou o quão equivocados podemos estar ao fazer pré-julgamentos”, relatou o prefeito.
Portal Caparaó