Portal Caparaó - Posse de Dom Juarez como sétimo Bispo da Diocese de Caratinga será sábado
Geral

Posse de Dom Juarez como sétimo Bispo da Diocese de Caratinga será sábado

15/02/2024 - Atualizado em 16/02/2024 09h33

CARATINGA (MG) - Dom Juarez Delorto Secco toma posse, neste sábado, 17 de fevereiro, como o sétimo bispo da Diocese de Caratinga. A cerimônia será na Catedral de São João Batista, a partir de 16 horas.

Em dezembro de 2023, foi acolhido o pedido de renúncia de Dom Emanuel Messias de Oliveira, que permaneceu por 13 anos à frente da diocese de Caratinga e a nomeação de dom Juarez Delorto Secco.

O novo bispo é natural de Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, e vem diretamente do Rio de Janeiro, onde era bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião.

O assessor de comunicação da Diocese de Caratinga, Padre Dione, explica que a Diocse estará em festa para receber o novo bispo. “Vale a pena destacar a presença já confirmada de 27 bispos. Dentre estes bispos destacam-se as presenças do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que presidirá a cerimônia de posse. Contaremos com a presença do cardeal do Rio de Janeiro, que é o Dom Orani Tempesta, que acolhia até então o Dom Juarez como bispo auxiliar na Arquidiocese do Rio de Janeiro”.

O sacerdote também ressalta que a expectativa é contar com a presença da comunidade católica da região. “Contaremos com a presença de diversas caravanas da nossa diocese de Caratinga. Todas as paróquias se farão representadas neste dia aqui na Catedral São João Batista. Além disso, nós já temos também uma presença confirmada de caravanas da Arquidiocese do Rio de Janeiro com diversos padres e da Arquidiocese de Cachoeiro do Itapemirim, que é de onde Dom Juarez vem. Outro destaque importante é a presença também da família de Dom Juarez, que vai se fazer presente, inclusive a sua mãe”, destaca o assessor Padre Dione.

RITO DE POSSE

O rito de posse se inicia com a chegada do bispo à catedral acompanhado de Dom Emanuel Messias, mais Dom Airton e Dom Orani. “É interessante saber que o bispo Dom Juarez, que vai ser empossado, recebe do padre Moacir uma cruz, beija essa cruz, e logo após, recebe uma caldeira com água benta, com a qual ele asperge e abençoa o povo que está presente dentro da catedral para a celebração de posse. Posteriormente, ele se dirige à Capela do Santíssimo, onde vai fazer o momento de oração pessoal. Logo após, ele se dirige à sacristia e se paramenta para darmos início à celebração da missa”, explicou.

O início da celebração eucarística é o rito de posse e será presidido pelo Metropolita, Dom Airton. “Haverá a leitura das letras apostólicas, que é o documento que dá a Dom Juarez a autonomia para governar a diocese de Caratinga, depois a entrega do báculo, que simboliza justamente este pastoreio e governo da diocese. Na sequência disso, nós seguimos então com a acolhida do novo bispo, que será feita por alguns representantes da nossa diocese, leigos, religiosos, colégios dos consultores e algumas autoridades civis. No mais, a missa segue como costume”, pontua Padre Dione.

Logo em seguida ao rito de posse, a missa é presidida pelo novo bispo empossado, Dom Juarez Delorto Secco.

DOM EMANUEL MESSIAS

A igreja estabelece a idade de 75 anos ao bispo para a apresentação do pedido de renúncia ao Papa. Foi o que aconteceu com dom Emanuel, que agora então, após mais de 13 anos de trabalhos na diocese terá um descanso merecido, e torna-se bispo emérito.

Dom Emanuel fez a opção por residir no seminário diocesano, em Caratinga, onde permanecerá ajudando dentro do que lhe for possível.

Carlos Henrique Cruz / Portal Caparaó

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.