MANHUAÇU (MG) - Serginho Monteiro nasceu em Manhuaçu (MG), onde começou no ramo em 2012, com uma loja multimarcas, trabalhando com renomadas marcas como Redley, Cavalera e Hurley. Participando eventualmente de workshops, congressos e eventos do setor, ele percebeu ser possível colocar em prática um antigo projeto pessoal, a criação de uma marca própria com estampas que representassem Minas Gerais, especialmente a principal atividade econômica da região: o café.
Em 2018, ele lançou a “Nação Uai”, com a proposta de estampas relacionadas à região do Caparaó e ao Pico da Bandeira, mantendo a qualidade das grandes marcas com as quais já havia trabalhado. É o que se confere na malha, acabamento e durabilidade das peças, “que proporcionam conforto e visual moderno”.
O ponto de virada ocorreu quando, nos primeiros dias como marca própria, Serginho recebeu o convite para participar da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte. Apesar de inicialmente desconhecer sobre café, a determinação e a confiança na qualidade do seu trabalho resultaram em um sucesso estrondoso.
As estampas inovadoras atraíram a atenção dos apaixonados por café na Feira, gerando uma demanda imprevista. “Não havia na SIC a comercialização de roupas com referência ao produto destaque, o café. Produzi algumas poucas estampas e fui para o evento com umas 30 ou 40 unidades. Em pouco tempo, as camisetas ficaram conhecidas pelos corredores e vendi todas que levei e voltei para casa com inúmeras encomendas e incentivos para produzir novos modelos”, conta o empreendedor.
A partir desse ponto, a “Nação Uai” embarcou em uma jornada de criação constante, buscando atender à crescente demanda da nação de amantes de café. Em 2019, atendendo ao clamor do mercado, nasceu a “Nação Café”, uma marca exclusiva para os apreciadores dessa bebida tão especial.
“Fechamos 2023 com mais de mil estampas diferentes alusivas ao café. Temos hoje no Brasil representantes e mais de 20 pontos físicos de vendas espalhados, além de nosso atendimento on-line, que proporciona contato direto da marca com todos os clientes e também com as empresas do ramo, fazendo com que nossos produtos cheguem, além de todo o Brasil, à Ásia, Europa, América e África”.
O próximo passo, para 2025, é a realização do sonho de montar a primeira franquia, consolidando ainda mais a presença marcante e única da marca “Nação Café” no mercado.
por Leandro Fidelis / Conexão Safra